Colaboração e Tecnologia na Prática Docente para Superar os Desafios do Cotidiano Escolar: Um Estudo de Caso em uma Escola do Amanhã (RJ)
Aluno(a): Bruno Vieira de Sousa
Orientadores: Bianca Martins e Alessandro Jatobá
Data de defesa: 04/07/2019
Descrição: O presente estudo busca compreender como os docentes em uma escola municipal na periferia da cidade do Rio de Janeiro constroem suas práticas num ambiente adverso, principalmente pela falta de recursos. A partir disso se almeja a organização de uma plataforma virtual para compartilhamento de práticas pedagógicas, no Facebook, entre os docentes, de caráter interativo, promovendo o diálogo entre os pares. A unidade escolar estudada faz parte do projeto Escolas do Amanhã, implementado pela prefeitura do Rio de Janeiro em 2009. O uso de uma plataforma digital e conectada para compartilhar as práticas docentes faz parte do contexto do uso das Novas Tecnologias em Educação, seguindo tendência manifesta em documentos oficiais, como a Base Nacional Curricular Comum. A metodologia adotada para o trabalho foi a pesquisa-ação e a coleta de dados se deu pelo uso do grupo focal com um grupo de professores da unidade escolar pesquisada. Análises preliminares dos dados indicam que os docentes desconheciam os fundamentos do projeto Escolas do Amanhã, bem como apontam a carência de recursos como limitante em suas práticas. Compreendem que algum instrumento em que pudessem compartilhar as suas práticas seria válido. Apontam ainda para dificuldades da inserção dos recursos tecnológicos na unidade, devido a problemas na infraestrutura e legislação impeditiva.