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Ciências da Natureza e Jogos Digitais: Uma Proposta de Curso Virtual de Formação


Aluno: Odino Ferreira Neto

Orientadores: Alessando Jatobá e Verônica Elói de Almeida

Descrição: O ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias para o Ensino Médio, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), deve ir além de aprendizagens conceituais. A Base Nacional Comum Curricular estabelece competências e habilidades que possibilitam a ampliação e a sistematização das aprendizagens essenciais desenvolvidas no Ensino Fundamental no que se refere: aos conhecimentos conceituais da área; à contextualização social, cultural, ambiental e histórica desses conhecimentos; aos processos e práticas de investigação e às linguagens das Ciências da Natureza. A presente pesquisa aborda o problema relacionado à carência de formação continuada do professor, mais especificamente a formação relacionada a jogos digitais. Dessa forma, há uma proposta de capacitação, em ambiente virtual de aprendizagem, de professores que atuam na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. A capacitação terá com finalidade contribuir para o desenvolvimento de sequências didáticas no uso de jogos digitais no ensino de diversos conteúdos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O curso de capacitação será construído levando em consideração: análise das habilidades e competências específicas na área de Ciências da Natureza e suas tecnologias expostas na BNNC; seleção de jogos digitais relacionados as disciplinas de Física, Química e Biologia; e a aplicação da metodologia Discurso do Sujeito Coletivo em relação à entrevistas realizadas com docentes que atuam na área de Ciências da Natureza. O presente trabalho se insere em um contexto em que o leitor poderá avaliar suas práticas pedagógicas, modificando-as ou aprimorando-as. O leitor poderá compreender acerca da importância do processo de formação continuada na prática docente, sobretudo, quando envolve jogos digitais.

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