Bullying, Preconceito e Individuação: Novas Tecnologias (Scratch) para Inclusão dos Alunos com Deficiência Intelectual (D.I.) no Ensino Fundamental
Aluna: Mônica de Freitas Soares
Orientadores: Profa. Dsc. Veronica Eloi Almeida e e Prof. Dsc. Alessandro Jatobá
Descrição: A tecnologia é um instrumento indissociável da natureza humana no mundo global e diverso que se mostra na atualidade. Antes, os elementos digitais eram uma possibilidade, agora, tornaram-se uma necessidade real, essencialmente nas escolas que objetivam dar acesso aos seus componentes às novas tecnologias, inserindo-os no mundo conectado. Diante disso, incluir aqueles que apresentam uma deficiência intelectual torna-se uma obrigação para ela, tanto por lei quanto pelo teor humanitário. Essa população também precisa estar contato com a realidade, pois fazem parte dessa teia de informações virtuais. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, buscará intervir nesse universo, muitas vezes excludente e preconceituoso, que é o ambiente dos deficientes intelectuais, levando uma proposta de utilização do software Scratchpara desenvolver o pensamento criativo e incluí-los no universo tecnológico. Além disso, buscará conhecer os alunos envolvidos nessa temática, por meios documentais, entrevistas semiestruturadas e questionários, para descrever as crises, os comportamentose os anseios dos componentes. Na pesquisa de campo, o objetivo será desenvolver habilidades não antes demonstradas, que inclui a capacitação ao fluxo das habilidades cognitivas, para professor e aluno, suscitadas pelo Scratch. A pesquisa de artigos e periódicos se fará necessária para embasar o estudo científico e o processamento dos elementos do aplicativo de desenvolvimento do pensamento criativo. Com a aplicação do Scratch, o aluno com D.I. despertará para o conhecimento de modo prazeroso. Na perspectiva tecnológica é possível a inclusão desse grupo.