Avaliação Formativa Gamificada Baseada em Novas Tecnologias Digitais no Nível Superior de Ensino

Aluno: Thalita Martins da Rocha

Orientadores: Victor Gonçalves Gloria Freitas e Leonardo Trotta

Descrição: Atualmente, muito tem se investido na área de tecnologia na educação com intuito de encontrar ferramentas e metodologias avaliativas, que possam ser aplicadas no processo de ensino e aprendizagem visando melhor desenvolvimento do aprendiz. O ensino superior necessita de novas estratégias para desenvolver atividades avaliativas formativas visando o desenvolvimento do conhecimento de seus educandos, os quais se encontram possivelmente desmotivados e até mesmo desinteressados pelos métodos passivos de ensino e aprendizagem utilizados. Para conduzir o desenvolvimento dessa pesquisa, foram levadas em consideração problemáticas do cotidiano acadêmico, como a deficiência de uma metodologia que proporcione uma avaliação formativa mais significativa para os educandos. Desta forma, o objetivo dessa pesquisa é propor uma metodologia de avaliação formativa gamificada com uso de elementos de jogos, que proporcione um melhor desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem do educando. Aplicou-se a metodologia de avaliação formativa gamificada em uma turma do curso em Pedagogia da Universidade UniCarioca. Lançadas as atividades gamificadas no aplicativo de mensagens Whatsapp, e com a utilização dos elementos da gamificação como: níveis, pontuação, premiação, feedback e outros. Foi possível perceber que a metodologia gamificada quando planejada e executada, de forma a valorizar o empenho e desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem do educando proporciona uma avaliação formativa mais significativa para os atores envolvidos neste cenário.