Avaliação Colaborativa no Ensino Superior em Educação à Distância: Diagnóstico e Soluções Baseadas em Biometria Facial
Aluno: Maria Cláudia Santos Da Cruz
Orientadores: Alessandro Jatobá e André Cotelli do Espírito Santo
Descrição: O Ensino à Distância tem alcançado extrema relevância no contexto da Educação Brasileira. Dessa forma, vem expandindo a educação e o conhecimento, movendo-os para regiões distantes em que a educação presencial se depara com vários obstáculos para atender a sociedade. Cada vez mais necessitamos discutir e evoluir no diagnóstico das avaliações no âmbito da Educação à Distância, o processo de avaliação deve ser constante e envolver tanto dados quantitativos como qualitativos. O distanciamento espacial e/ou temporal entre professores e alunos, nesta modalidade de ensino, requer uma orientação frequente na realização das atividades bem como da estruturação de novas competências por parte dos alunos. Sendo assim, podemos dizer que a Avaliação na Educação à Distância deverá partir de um bom planejamento na formulação de um processo reflexivo de escolhas de ferramentas que apoiem os professores nessa modalidade de Ensino. A avaliação quando realizada a distância é mais complexa por não ser capaz de obter um feedback do contato face a face que proporciona uma avaliação mais realista em relação ao aprendizado do aluno. O presente trabalho aborda a Avaliação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem e enfatiza a necessidade de critérios mais rígidos de acesso a esses Ambientes, bem como a adoção de Ambientes Virtuais acessados por meio da Biometria Facial como método de acesso efetivo e confiável para a validação das atividades à distância.