AULAS DE PORTUGUÊS NO ENSINO HÍBRIDO: NOVOS CAMINHOS PARA LER, INTERPRETAR E CRIAR O GÊNERO TEXTUAL TIRINHAS POR MEIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS
Aluno(a): Giane Oliveira Da Silva De Sá
Orientadores: Marcos Antonio Silva e Victor Gonçalves Glória Freitas
Data de defesa: 31/07/2023
Descrição:
Com a chegada da pandemia da COVID 19 tornou-se necessário encontrar novas formas pedagógicas para dar continuidade ao ensino. Para tal passou-se a utilizar tecnologias digitais, mas verificou-se que grande parte dos docentes e aprendentes não estava preparada, de forma eficaz, para usar a tecnologia a favor da aprendizagem. Ora por falta de conhecimento, ora por não possuir aparatos digitais a contento. Assim, essa dissertação foi elaborada na tentativa de suprir essa demanda, voltando-se ao ensino de Língua Portuguesa – na modalidade híbrida – dirigida aos docentes, em plena atuação na rede pública do estado do Rio de Janeiro, do 9o ano do Ensino Fundamental II. Busca-se compreender a contribuição do gênero textual tirinhas com o uso de recursos tecnológicos para motivar o engajamento dos discentes à leitura, interpretação e produção de tiras, além de fornecer aos docentes sugestões para trabalhá-las, pois costumam atrair o aprendente por caracterizarem- se como textos curtos e multimodais, os quais atendem a uma geração imediatista que não gosta de levar muito tempo com tarefas escolares. Logo, essa pesquisa além de mostrar algumas possibilidades de
abordar o gênero em questão, oferece uma Sequência Didática mostrando passo a passo como trabalhá-lo, envolvendo as tecnologias digitais Instagram e Canva , bem como a metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Foram realizados dois questionários: o primeiro teve o objetivo de verificar, principalmente, a aceitabilidade da proposta desse gênero textual, as tecnologias digitais e a metodologia ativa sugeridas; já o segundo foi empregado para que o docente analisasse a Sequência Didática aqui apresentada. Como resultado pode-se concluir que as sugestões desta dissertação foram bem aceitas pelos pares conforme resultados apresentados por ambos os questionários.