Atividades Plugadas e Deplugadas na Educação Infantil no Aprendizado do Pensamento Computacional
Descrição: Desenvolver o pensamento computacional (PC) nas crianças tem sido reconhecido atualmente como uma atividade importante para o exercício da cidadania no século XXI. No Brasil, há a recomendação de desenvolvimento do PC na educação formal desde a Educação Infantil (EI). No entanto, esse segmento tem apresentado uma maior resistência às inovações metodológicas. Sendo assim, esta pesquisa objetivou o desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática (SD) para o desenvolvimento do PC na EI por meio da qual foram propostas atividades plugadas (com presença de hardware e software) e desplugadas (sem a presença de hardware e software) em conformidade à organização curricular desta etapa escolar, considerando o comportamento dos alunos diante das interações que lhes são proporcionadas, gerando conhecimentos práticos para a solução de problemas específicos sem estabelecer juízo de valor. Os resultados demonstraram que é possível desenvolver o PC na EI por meio de atividades plugadas e desplugadas.
Título da dissertação: ATIVIDADES PLUGADAS E DESPLUGADAS NA EDUCAÇÃO
INFANTIL NO APRENDIZADO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL
Aluno: Sabrina Cota da Silva Ticon
Orientadores: Ana Paula Legey de Siqueira e Antônio Carlos de Abreu Mól