As Tecnologias Educacionais na Formação de Professores: Uma Mudança de Paradigma
Aluno(a): Sabrina Guedes de Oliveira
Orientadores: Verônica Elói e Leonardo Trotta
Data de defesa: 03/12/2018
Descrição : Este trabalho tem por problema principal a ser estudado a seguinte questão, as tecnologias educacionais digitais são importantes na formação dos professores que atuam nos três primeiros anos da Educação Básica da Rede Pública de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro? Temos por finalidade traçar um panorama histórico sobre os últimos trinta anos da educação e a formação do professor brasileiro da Educação Básica com o uso das tecnologias, refletindo acerca do saber acumulado que possui, sua identidade pessoal e profissional. Este exercício passa pela formação inicial e permanente do educador, diante da legislação vigente, através de uma perspectiva dialógica, transformadora que leve ao pleno exercício da competência no magistério. O trabalho pretende verificar se houve um contributo trazido pelo avanço das tecnologias no espaço educacional e a mudança de entendimento do corpo docente no uso sistemático dessa linguagem, permitindo um olhar “a priori” para dentro da formação e práxis pedagógica.