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As tecnologias e o mundo globalizado: reflexões sobre o cotidiano contemporâneo

Descrição do produto: A atualidade educacional é um espelho da ausência de modelos, de referenciais que antes balizavam a sociedade brasileira. Não ter paradigmas traz à tona a insegurança dos conceitos que antes sustentavam e eram pilares de uma cultura tradicional. Se por um lado tudo era respondido por meio dos valores difundidos por determinadas instituições, hoje isso não é considerado e validado. Podemos afirmar que até mesmo, ou fundamentalmente, o Estado proporcionou esse levante de contrários, quando passou a não exercer seu poder na execução e legislação das ações pertinentes à regulação das oportunidades para toda a sociedade. A multiplicidade é a tônica deste tempo em que vivemos. A diversidade, com toda a sua amplitude de questões, tomou uma proporção em que esse modelo de escola, de educação, arcaico, não vem conseguindo trabalhar nem responder aos anseios da geração que se apresenta. Segundo Josetti (2009, p. 21), “a escola de hoje resiste ao moderno e se apega tenazmente ao arcaico, ora entendido como materialização da obsolescência, do anacronismo, enfim, de uma prática que perdeu a efetividade”. A tecnologia que temos na atualidade não é somente resultado da ciência; é “como um eco dos tempos: reverbera hoje como resultado daquilo que veio sendo gritado, desde sempre” (FILÉ, 2011b, p. 34). Diante do cenário atual, propomo-nos a pensar/refletir acerca do papel das tecnologias diante de concepções que afirmam seus avanços e retrocessos. Partimos das premissas de Siemens (2005) de que as tecnologias têm reorganizado a nossa forma de viver, de comunicar e de aprender.

Título da dissertação: As Tecnologias Educacionais na Formação de Professores: Uma Mudança de Paradigma
Aluno(a): Sabrina Guedes de Oliveira
Orientadores: Veronica Eloi de Almeida e Leonardo Monteiro Trotta

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