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AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O LÚDICO NO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA


Aluno(a): Eduardo De Oliveira

Orientadores: Marcos Antonio Silva e
Victor Freitas

Data de defesa: 19/07/2023

Descrição: 

Exercer o magistério é uma atividade nobre e gratificante. Entretanto, na atualidade, atuar na função de professor de Matemática, tem sido um desafio diário para muitos educadores. Hoje, para muitos estudantes, a disciplina ainda é vista como um obstáculo na busca de concluir suas vidas acadêmicas. Mesmo com escolas e professores realizando trabalhos para reverter esse quadro, nem sempre conseguem modificar esse panorama, tamanha são as dificuldades encontradas. E esse cenário de dificuldades, também é observado na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esta modalidade de ensino é composta por alunos que interromperam seus estudos no passado, ou que não frequentaram a escola na idade apropriada ou por aqueles que nunca frequentaram uma unidade de ensino. Diante desse quadro de dificuldades e desafios, buscamos desenvolver uma proposta de trabalho para auxiliar os professores que atuam com a disciplina nesta modalidade, em uma escola no município de São Gonçalo/RJ. Este projeto teve como objetivo, compreender como as tecnologias digitais combinadas com estratégias lúdicas, podem favorecer o ensino de matemática nas turmas de jovens e adultos. Por meio de uma sequência didática, procuramos mostrar como as tecnologias digitais podem auxiliar os professores que ensinam o conteúdo divisão de números naturais na EJA. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa junto aos oito professores que atuam nessa modalidade, sobre suas dificuldades ao ato de ensinar e dos alunos em relação aos conteúdos da disciplina. Posteriormente, construímos um referencial teórico baseado em livros, artigos e trabalhos acadêmicos recentes sobre o assunto, informações essas que complementaram os dados iniciais. Para esse fim, foi desenvolvida uma sequência didática (SD) sobre divisão de números naturais, dividida em quatro aulas, sendo duas aulas utilizando o aplicativo photomath e duas aulas com o aplicativo kahoot!. Assim, direcionamos os trabalhos, mesclando o lúdico com as tecnologias digitais (TD). Após, o mesmo grupo de professores que participaram da pesquisa inicial, analisam a SD, sua metodologia, os jogos digitais, os aplicativos empregados. Registram suas opiniões e fazem suas avaliações através de um questionário, apontando os pontos positivos e negativos do trabalho desenvolvido. A ideia da SD, não é ensinar como dividir números naturais ou divisão de números naturais. A ideia é auxiliar os professores que estão trabalhando com esse conteúdo. Nesse sentido, os jogos digitais podem desempenhar um papel relevante, uma vez que vão proporcionar o prazer da brincadeira ou do jogo ao processo ensino/aprendizagem. Dessa forma, podem ser utilizados de maneira a proporcionar um retorno seguro, agradável e prazeroso, contribuindo para que o ensino de Matemática possa ser visto além das paredes das salas de aulas.

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