As tecnologias digitais como ferramentas para o processo de ensino- aprendizagem da geografia.
Aluno:Evaldo Pereira Roque dos Santos
Orientadores: Prof. Alessandro Jatobá, Prof. Dr. Paulo Victor Rodrigues de Carvalho
Descrição: A complexidade da vida e do mundo atual estão de certa forma refletidos no processo de ensino-aprendizagem da geografia. Esta complexidade se faz perceber através dos inúmeros fatores que interagem na construção de uma paisagem ou no desenvolvimento de um fenômeno, o que acaba se constituindo em um obstáculo à plena compreensão dos conteúdos tratados pela disciplina, pois invariavelmente os estudantes apresentam grande dificuldade em estabelecer relação entre os fatores que atuam e influenciam, não só o seu espaço geográfico, mas também suas vidas. Por isso, este estudo foi desenvolvido com o objetivo de propor um conjunto de práticas, que de maneira significativa com a utilização das tecnologias digitais, auxiliem os estudantes a compreenderem melhor os temas tratados pela disciplina. A pesquisa-ação mostrou ser a forma mais apropriada de investigação para este estudo que também utilizou da técnica metodológica do snowball (bola de neve) para coleta de dados. A pesquisa bibliográfica seguida da investigação exploratória foram a base para o desenvolvimento da sequência didática que posteriormente foi avaliada pelos professores de geografia. Este estudo contou com a participação de 30 pessoas, todos professores de geografia, e os resultados obtidos confirmaram que as tecnologias digitais podem ser uma ferramenta importante no processo de ensino-aprendizagem da disciplina, principalmente pelas vantagens e possibilidades que oferece, mas alguns obstáculos ainda precisam ser superados para que isso se configure em sua totalidade, especificamente nas escolas da rede pública onde os problemas estruturais e socioeconômicos representam um entrave.