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AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PODER NA ESCOLA, SOB A ÉGIDE DA CIDADANIA E DAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DO SÉCULO XXI


Aluno(a): Raissa Jorge Alvarenga Fragoso

Orientadores:  Leonardo Monteiro Trotta e André Cotelli

Data de defesa: 21/08/2023

Descrição: 

O presente trabalho tem como objetivo, o estudo sobre as representações sociais de poder na escola, espaço social privilegiado de convivência. A pesquisa busca fazer um estudo analítico sobre as representações sociais de poder que acontecem no ambiente escolar, considerando o poder exercido pela gestão escolar na sua relação com o corpo docente. A pesquisa contou com um estudo de análise interpretativo, por meio de aplicação de questionário para professores em exercício no ano de 2023, disponibilizado on line. A interpretação se deu a partir da discussão teórica sobre o poder na escola e o seu papel na construção da cidadania. Desta forma, faz-se notório o entendimento de que é nesse ambiente que o desafio de formar e educar se constrói, para o favorecimento de diálogo e posturas menos autoritárias, para que as relações possam ser vividas numa atmosfera de convivência pacífica e humanizadas.

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