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AS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS FAVORECENDO A IDENTIDADE SURDA


Aluno(a):Gilson Dos Anjos Rebouças

Orientadores:Leonardo Monteiro Trotta e Rosa Valim

Data de defesa: 14/08/2023

Descrição: 

A utilização das Novas Tecnologias Digitais pela comunidade surda representa o tema sobre o qual está se debruçando esta dissertação. A respeito deste tema é importante mencionar que as tecnologias e recursos digitais são vistos, hoje, pela comunidade surda como algo que amplia suas capacidades, levando em consideração as relações sociais e a descoberta de si pela comunicação, pois é através das interações que a pessoa surda passa a se perceber e a se identificar com seus pares (além de ser uma interface que privilegia a acessibilidade linguística). Portanto, em termos teóricos, pode-se dizer que a identidade de uma pessoa é formada como parte integrante de um grupo, a partir dos contatos com grupos, pelas relações propiciadas pelo contato linguístico. Assim questiona-se aqui: até que ponto as novas tecnologias digitais favorecem a instauração de suas referências de identidade? Acredita-se que as tecnologias digitais são potencializadoras para a instauração de interações sociais por meio das ferramentas de comunicação mediada por computador (e-mail, chat, lista de discussão, whatsapp), uma multiplicidade de dinâmicas que possibilitam o uso da linguagem. Esta dissertação objetiva analisar como as Novas Tecnologias Digitais favorecem a identidade surda. Objetivou-se aqui investigar como as tecnologias digitais estão favorecendo as identidades surdas. Para tanto precisou-se trilhar o seguinte percurso: (1) refletir sobre peculiaridades relativas à história da educação para indivíduos surdos, entendendo a forma como se comunicavam e se comunicam; (2) conjeturar sobre identidade surda e analisar concepções dos surdos a respeito dos benefícios das tecnologias digitais de informação e da comunicação para favorecimento da identidade surda; (3) realizar análise sistemática de estudos que abordam a temática do uso das Tecnologias Digitais (TDs) que favorecem a identidade surda; (4) elaborar e-book destinado sobretudo aos professores, intitulado “As tecnologias digitais e a educação dos surdos”. Para análise dos dados da revisão sistemática trabalhou-se com a análise descritiva. Foi possível verificar que a utilização das tecnologias digitais pelos surdos tem seu lado positivo, mas também apresenta aspectos negativos, pois se por um lado proporciona a aquisição de novos conhecimentos na comunicação e na interação em suas relações sociais em seus cotidianos, por outro lado, elas não são suficientes para solucionar problemas educacionais e sociais tão abrangentes e historicamente constituídos com relação à identidade surda. Para além, elaborou-se um e-book voltado para a comunidade surda, sobre as interações entre surdos-surdos e surdos-ouvintes, com reflexões a respeito das tecnologias disponíveis e como elas podem fortalecer essas relações bem como a identidade surda.

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