As Competências Socioemocionais e as Novas Tecnologias Digitais Favorecendo o Processo de Aprendizagem dos Alunos do Ensino Fundamental Séries Finais e do Ensino Médio
Aluna: Izabela Ruiz de Oliveira
Orientadores: Prof. Msc. Marcos Antonio Silva e Prof. Dsc. Antônio Carlos de A. Mól
Descrição: A presente dissertação é fruto de uma pesquisa realizada durante o curso de Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias Digitais na Educação, que por sua vez, teve o objetivo de produzir uma reflexão a respeito de como as competências e habilidades socioemocionais podem ajudar os estudantes de ensino fundamental- séries finais e ensino médio a alcançarem melhores resultados em suas vidas acadêmicas, pessoais e profissionais. O objetivo geral desse trabalho é promover o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em estudantes do Fundamental Séries Finais e Ensino Médio. Já os objetivos específicos são relacionar as habilidades socioemocionais dos estudantes no período da adolescência, identificar ferramentas tecnológicas que favoreçam o aprimoramento de habilidades socioemocionais, criar uma sequência didática que promova habilidades socioemocionais, e avaliar a pertinência da sequência didática quanto ao seu aproveitamento nas práticas pedagógicas. Sua natureza é qualitativa, do tipo exploratória, com abordagem teórica ancorada em uma pesquisa bibliográfica. Realizamos leituras sobre o tema, debruçando-nos sobre autores que já demonstram como o aprendizado pode se dar de forma mais eficaz quando o estudante é observado em sua plenitude, conhecimento cognitivo e emocional. Realizamos pesquisa exploratória, para identificar junto aos docentes como as habilidades socioemocionais podem ser vistas e desenvolvidas, visando desempenhos melhores. Construímos uma sequência didática, apoiada por um orientador metodológico (e-book) para orientar e estimular o professor a desenvolver habilidades socioemocionais em seus discentes e simultaneamente trabalhar com uma série de ferramentas digitais, proporcionando uma linguagem tecnológica presente na realidade dessa nova geração. E para vermos a funcionalidade dessa proposta, solicitamos via google formulário uma análise desse material desenvolvido, para que pudéssemos ver a aplicabilidade na realidade escolar. É relevante destacar, que docentes e discentes estejam atentos as transições que estamos vivendo, pois estamos em um mundo globalizado e cada vez mais tecnológico, onde se faz necessário desenvolver atitudes e comportamentos que possibilitem lidar, de maneira eficaz e ética, com os desafios e situações cotidianas.