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As Aulas De Educação Física Na Eja Para Além Do Fazer: Uma Proposta De Sequência Didática Envolvendo Os Jogos Eletrônicos

Aluno: Thiago Do Rosario Vieira

Orientadores: Paulo Victor Rodrigues de Carvalho, D. Sc, Alessandro Jatobá, D. Sc.

Descrição: O avanço tecnológico vem trazendo inovações que devem ser acompanhadas pelas aulas de Educação Física, de modo a superar o estilo tradicional e a dicotomia entre prática e teoria. Os jogos eletrônicos favorecem o desenvolvimento de aprendizagens aliadas a metodologias ativas que cooperam com um ambiente mais crítico, por meio de aulas contextualizadas e dinâmicas. Os professores devem ter acesso a programas que os possibilitem acompanhar esses métodos. A Educação de Jovens e Adultos deve proporcionar métodos de ensino que sejam compatíveis com o público, favorecendo mais autonomia e participação no processo de aprendizagem, apondo-se a métodos tradicionais diretivos. A pesquisa teve como objetivo desenvolver práticas pelo uso de tecnologias que superem a transmissão passiva de informações; analisar a percepção do professor quanto ao uso de metodologias ativas na aplicação do conteúdo jogos eletrônicos; desenvolver uma sequência didática com o tema jogos eletrônicos para as aulas de Educação Física escolar na Educação de Jovens e Adultos. O método da pesquisa partiu da revisão de literatura que embasou a criação da sequência didática, em seguida foram contactados vinte e dois professores de Educação Física, que tenham experiência com a modalidade, para responder um questionário sobre o uso dos jogos eletrônicos nas aulas de Educação Física; o uso de ambientes virtuais de aprendizagens; plataformas de vídeo na contextualização das aulas; metodologias ativas e papel do professor; transposição dos jogos eletrônicos do virtual para o real como adaptação e aplicação do tema em ambientes com poucos recursos. Usou-se metodologia qualitativa para análise e discussão dos resultados. A pesquisa demonstrou que sessenta por cento dos vinte e dois professores utilizam os jogos eletrônicos em suas aulas como forma desenvolver habilidades cognitivas e motoras, além da possibilidade de discutir temas como a violência e a inatividade física associada, e os que não o utilizam alegaram falta de materiais adequados. Embora a estrutura das escolas não favoreça, os professores usam os jogos eletrônicos em suas aulas e com uso de recursos tecnológicos, podem criar possibilidades de adaptação e aplicação do conteúdo. Conclui-se que o uso de tecnologias simples pode cooperar para a construção de aulas mais críticas e inovadoras, cooperando com ambientes de poucos recursos tecnológicos


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