ArtesApp: Uma nova perspectiva para aulas de artes utilizando a abordagem triangular e a tecnologia
Aluno: Diego de Souza Muguet
Orientadores: Profª. Dsc. Luciane Medeiros de Souza Conrado e Prof. Dsc. Antônio Carlos de Abreu Mól
Descrição: O trabalho procura descrever o desenvolvimento e validação de um aplicativo para utilização nas aulas de artes. Essa pesquisa foi iniciada pela idéia de que as aulas de artes não são tratadas com a devida importância na sociedade atual, reflexo este, em sala de aula através conteúdos que não proporcionam uma aprendizagem significativa aos estudantes. Foi realizada uma pesquisa com os profissionais que competem ao planejamento das aulas de artes (professores de artes e pedagogos) e, em alinhamento com a visão inicial que impulsionou o trabalho, definiu-se que o problema da pesquisa é a dificuldade dos professores em estabelecer na prática as propostas de apreciação (ver arte), contextualização (refletir a arte) e a produção artística (fazer artístico) em um sentido de propiciar a aprendizagem significativa potencializando o talento e as habilidades dos estudantes. Foi pensado e desenvolvido um aplicativo, chamado ArtesApp, na plataforma Android, com conteúdos já devidamente alimentados e vídeo explicando a utilização do mesmo, sob a perspectiva da principal metodologia do ensino de artes: a abordagem triangular, proposta por Ana Mae Barbosa. O aplicativo foi avaliado por um grupo focal de 18 pessoas (pedagogos e professores de artes) e seus resultados analisados através da matriz SWOT, concluindo que o aplicativo em todos os quesitos avaliados mostrou-se promissor em proporcionar uma aprendizagem significativa aos estudantes.