Menu fechado

ART: UMA PROPOSTA DE PLATAFORMA EDUCACIONAL DIGITAL PARA O ESTUDO DE ARTE CONTEMPORÂNEA NO ENSINO FUNDAMENTAL II


Aluno(a): Rosemary Fraga Costa

Orientadores: Luciane Conrado e
Verônica Elói De Almeida

Data de defesa: 16/11/2023

Descrição: 

Este estudo aborda reflexões sobre o ensino de arte contemporânea na educação básica a partir das dificuldades que os professores de artes enfrentam em estabelecer uma metodologia criativa que abarque os três eixos da Abordagem Triangular no ensino da arte contemporânea para o ensino fundamental II. Teve como objetivo geral propor uma plataforma educacional digital com conteúdo e notas explicativas ao professor para o ensino de arte contemporânea tendo como instrumento as novas tecnologias digitais. A escolha em produzir uma plataforma educacional digital se deu principalmente pelo poder interativo, criativo e abrangente que um ambiente virtual possibilita aos seus usuários. Como procedimento metodológico a pesquisa caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo-exploratório. O público-alvo desta investigação compreende professores de Artes da esfera pública e/ou esfera privada, na delimitação geográfica da cidade do Rio de Janeiro. A limitação temporal do estudo ficou restrita ao segundo semestre do ano de 2023. Como resultado desta pesquisa, foi criada a plataforma +ART, como recurso educacional que, ao ser avaliada por docentes de artes, apresentou resultados satisfatórios, demostrando eficácia quanto à aplicabilidade e inovação para a prática pedagógica.



EnglishPortuguês