Menu fechado

NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO

O Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação da UniCarioca (MPNTDE) foi planejado para promover a formação avançada de educadores, empreendedores e demais profissionais interessados no curso Stricto Sensu Profissional, de forma a prepará-los a criar ambientes interativos, com uso de tecnologias digitais, adaptados às novas demandas da sociedade. Por isso, conta com uma equipe de professores e pesquisadores qualificados, de diferentes áreas humanas e tecnológicas.


Objetivos

O Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação da UniCarioca tem como objetivo capacitar educadores, empreendedores e demais profissionais para atuar de forma qualificada, crítica, humanista e transformadora em diferentes segmentos de ensino (formal e não formal), preparando mestres para atender aos desafios que a nossa região e o país enfrentam em vários níveis educacionais, tornando-os capazes de desenvolver, selecionar e aplicar tecnologias digitais e métodos de ensino de modo a criar ambientes de ensino-aprendizagem interdisciplinares e motivadores bem como desenvolver tecnologias para reabilitação cognitiva.


Público-alvo

Educadores, empreendedores, profissionais e egressos das áreas tecnológicas ou humanas, desenvolvedores de sistemas educacionais, desenvolvedores de jogos ou qualquer área de conhecimento, com interesse em novas tecnologias digitais com foco na educação.


Área de Concentração

A área de Concentração do MPNTDE chama-se Aplicação e Desenvolvimento de Tecnologias Digitais e Métodos de Ensino na Educação. Esta área de concentração de característica inter e multidisciplinar promove uma formação avançada, de docentes e outros profissionais de nível superior envolvidos com o treinamento e capacitação de outros profissionais, no domínio da problemática da integração e utilização das tecnologias digitais na educação formal e não formal.

Linha de Pesquisa 1 – Desenvolvimento, Estratégias de Uso e Avaliação de Tecnologias Digitais na Educação Formal.
A linha de pesquisa do MPNTDE denominada “Desenvolvimento, Estratégias de Uso e Avaliação de Novas Tecnologias na Educação Formal” envolve projetos relacionados ao desenvolvimento, dinamização e avaliação de materiais didáticos inovadores com uso de tecnologias digitais voltados à diferentes segmentos de ensino formal, com ênfase ao ensino fundamental e médio, procurando desmistificar o uso de tecnologias digitais por parte dos professores, aproximar a tecnologia para preparo de suas aulas e também seu uso em ambientes formais de ensino para melhorar a aprendizagem dos alunos de diferentes segmentos. Motivado pelo exposto, pretende, nesta linha de pesquisa propor o desenvolvimento de projetos que unam tecnologias de ponta às metodologias do ensino formal, visando conceber mecanismos de aprendizagem cada vez mais eficientes e sólidos.

Linha de Pesquisa 2 – Desenvolvimento, Estratégias de Uso e Avaliação de Tecnologias Digitais na Educação Não Formal.
Os espaços formais de ensino não são os únicos locais onde as pessoas podem aprender conceitos científicos, principalmente num país onde uma grande parte da população esteve ou está fora deles. Dessa forma, os museus interativos de ciência, espaços de divulgação científica, tendas da ciência entre outros, podem ser um espaço educativo complementar à educação formal, possibilitando a ampliação e a melhoria do conhecimento científico de estudantes, bem como da população em geral. Além disso, os espaços de ciências devem promover o estreitamento das relações entre o conhecimento produzido e difundido no meio científico e demais setores da sociedade. A linha de pesquisa do MPNTDE denominada Desenvolvimento, Estratégias de Uso e Avaliação de Novas Tecnologias na Educação Não Formal”, envolve projetos relacionados ao desenvolvimento, dinamização e avaliação de materiais didáticos com uso de tecnologias digitais voltados a atender as especificidades desses espaços de educação não formal.


O Mestrado nas Redes Sociais

Canal Mestrado Proximal
Canal Tv UniCarioca

Facebook
Instagram
Instagram do Nucap

Twitter
Spotify

EnglishPortuguês