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MESTRADO EM NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO
O Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação da UniCarioca (MPNTDE) foi planejado para promover a formação avançada de educadores, empreendedores e demais profissionais interessados no curso Stricto Sensu Profissional, de forma a prepará-los a criar ambientes interativos, com uso de tecnologias digitais, adaptados às novas demandas da sociedade. Por isso, conta com uma equipe de professores e pesquisadores qualificados, de diferentes áreas humanas e tecnológicas.
Objetivos
O Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação da UniCarioca tem como objetivo capacitar educadores, empreendedores e demais profissionais para atuar de forma qualificada, crítica, humanista e transformadora em diferentes segmentos de ensino (formal e não formal), preparando mestres para atender aos desafios que a nossa região e o país enfrentam em vários níveis educacionais, tornando-os capazes de desenvolver, selecionar e aplicar tecnologias digitais e métodos de ensino de modo a criar ambientes de ensino-aprendizagem interdisciplinares e motivadores bem como desenvolver tecnologias para reabilitação cognitiva.
Público-alvo
Educadores, empreendedores, profissionais e egressos das áreas tecnológicas ou humanas, desenvolvedores de sistemas educacionais, desenvolvedores de jogos ou qualquer área de conhecimento, com interesse em novas tecnologias digitais com foco na educação.
Área de Concentração
A área de Concentração do MPNTDE chama-se Aplicação e Desenvolvimento de Tecnologias Digitais e Métodos de Ensino na Educação. Esta área de concentração de característica inter e multidisciplinar promove uma formação avançada, de docentes e outros profissionais de nível superior envolvidos com o treinamento e capacitação de outros profissionais, no domínio da problemática da integração e utilização das tecnologias digitais na educação formal e não formal.
Linha de Pesquisa 1 – Desenvolvimento, Estratégias de Uso e Avaliação de Tecnologias Digitais na Educação Formal.
A linha de pesquisa do MPNTDE denominada “Desenvolvimento, Estratégias de Uso e Avaliação de Novas Tecnologias na Educação Formal” envolve projetos relacionados ao desenvolvimento, dinamização e avaliação de materiais didáticos inovadores com uso de tecnologias digitais voltados à diferentes segmentos de ensino formal, com ênfase ao ensino fundamental e médio, procurando desmistificar o uso de tecnologias digitais por parte dos professores, aproximar a tecnologia para preparo de suas aulas e também seu uso em ambientes formais de ensino para melhorar a aprendizagem dos alunos de diferentes segmentos. Motivado pelo exposto, pretende, nesta linha de pesquisa propor o desenvolvimento de projetos que unam tecnologias de ponta às metodologias do ensino formal, visando conceber mecanismos de aprendizagem cada vez mais eficientes e sólidos.
Linha de Pesquisa 2 – Desenvolvimento, Estratégias de Uso e Avaliação de Tecnologias Digitais na Educação Não Formal.
Os espaços formais de ensino não são os únicos locais onde as pessoas podem aprender conceitos científicos, principalmente num país onde uma grande parte da população esteve ou está fora deles. Dessa forma, os museus interativos de ciência, espaços de divulgação científica, tendas da ciência entre outros, podem ser um espaço educativo complementar à educação formal, possibilitando a ampliação e a melhoria do conhecimento científico de estudantes, bem como da população em geral. Além disso, os espaços de ciências devem promover o estreitamento das relações entre o conhecimento produzido e difundido no meio científico e demais setores da sociedade. A linha de pesquisa do MPNTDE denominada Desenvolvimento, Estratégias de Uso e Avaliação de Novas Tecnologias na Educação Não Formal”, envolve projetos relacionados ao desenvolvimento, dinamização e avaliação de materiais didáticos com uso de tecnologias digitais voltados a atender as especificidades desses espaços de educação não formal.
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DOUTORADO EM NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO
O Doutorado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação da UniCarioca (DPNTDE) foi planejado para promover a formação avançada de profissionais, de forma a prepará-los a:
- Contextualizar e problematizar um objeto de pesquisa em seu local de trabalho;
- Propor e liderar pesquisas
- Identificar novas tecnologias digitais e propor metodologias de uso – educação formal e não formal;
- Produzir conhecimento teórico e metodológico, relevante e inovador, diretamente relacionado à prática profissional;
- Integrar e liderar grupos de pesquisa
- Atuar na formação de pesquisadores em nível de iniciação científica, mestrado e doutorado, baseado nos princípios nos quais sua formação de doutorado desenvolveu-se.
- Exercer a docência no ensino superior de forma articulada com a pesquisa e com a extensão;
- Exercer sua profissão com competência, ética, crítica e liderança, para desenvolver, selecionar e aplicar novas tecnologias no ensino/aprendizagem em ambientes formais e não formais;
- Problematizar suas experiências cotidianas, difundindo conhecimentos e valores e transformando as práticas profissionais.
Objetivos
O DPNTDE objetiva formar recursos humanos voltados para a compreensão e atuação dentro da realidade brasileira, seja a nível local, regional ou nacional, diferenciados e qualificados com domínio de conhecimento das Ciências Exatas e Humanas, estando aptos para a docência, liderar pesquisas e realizar gestão com capacidade para tomada de decisões com embasamento teórico específico e com propriedade de conhecimento sobre o problema.
Público-Alvo
O DPNTDE objetiva formar recursos humanos voltados para a compreensão e atuação dentro da realidade brasileira, seja a nível local, regional ou nacional, diferenciados e qualificados com domínio de conhecimento das Ciências Exatas e Humanas, estando aptos para a docência, liderar pesquisas e realizar gestão com capacidade para tomada de decisões com embasamento teórico específico e com propriedade de conhecimento sobre o problema.
Área de Concentração
A área de Concentração do MPNTDE chama-se Aplicação e Desenvolvimento de
Tecnologias Digitais e Métodos de Ensino na Educação. Esta área de concentração
de característica inter e multidisciplinar promove uma formação avançada, de
docentes e outros profissionais de nível superior envolvidos com o treinamento
e capacitação de outros profissionais, no domínio da problemática da integração
e utilização das tecnologias digitais na educação formal e não formal.
Linha de Pesquisa 1 –
Desenvolvimento, Estratégias de Uso e Avaliação de Tecnologias Digitais na
Educação Formal.
A linha de pesquisa do MPNTDE denominada “Desenvolvimento, Estratégias de Uso e
Avaliação de Novas Tecnologias na Educação Formal” envolve projetos
relacionados ao desenvolvimento, dinamização e avaliação de materiais didáticos
inovadores com uso de tecnologias digitais voltados à diferentes segmentos de ensino
formal, com ênfase ao ensino fundamental e médio, procurando desmistificar o
uso de tecnologias digitais por parte dos professores, aproximar a tecnologia
para preparo de suas aulas e também seu uso em ambientes formais de ensino para
melhorar a aprendizagem dos alunos de diferentes segmentos. Motivado pelo
exposto, pretende, nesta linha de pesquisa propor o desenvolvimento de projetos
que unam tecnologias de ponta às metodologias do ensino formal, visando
conceber mecanismos de aprendizagem cada vez mais eficientes e sólidos.
Linha de Pesquisa 2 –
Desenvolvimento, Estratégias de Uso e Avaliação de Tecnologias Digitais na
Educação Não Formal.
Os espaços formais de ensino não são os únicos locais onde as pessoas podem
aprender conceitos científicos, principalmente num país onde uma grande parte
da população esteve ou está fora deles. Dessa forma, os museus interativos de
ciência, espaços de divulgação científica, tendas da ciência entre outros,
podem ser um espaço educativo complementar à educação formal, possibilitando a
ampliação e a melhoria do conhecimento científico de estudantes, bem como da
população em geral. Além disso, os espaços de ciências devem promover o
estreitamento das relações entre o conhecimento produzido e difundido no meio
científico e demais setores da sociedade. A linha de pesquisa do MPNTDE
denominada Desenvolvimento, Estratégias de Uso e Avaliação de Novas Tecnologias
na Educação Não Formal”, envolve projetos relacionados ao desenvolvimento,
dinamização e avaliação de materiais didáticos com uso de tecnologias digitais
voltados a atender as especificidades desses espaços de educação não formal.