Aprendizagem Significativa na Alfabetização: A Realidade do Educando Inserida no Contexto Educacional Mediada pela Técnica Vídeo Mapping

Aluno(a): Paloma Mendes Flores Brandão

Orientadores: Victor Gonçalves e Ana Paula Legey

Data de defesa: 27/06/2019

Descrição: A alfabetização é uma das etapas mais importantes da formação escolar, pois a aquisição e domínio desta competência permite a abertura da leitura do mundo, a aquisição de novos conhecimentos e a participação ativa e atuante dos sujeitos em sociedade. Apesar da importância indescritível, este ainda é um dos maiores desafios para as instâncias educacionais. Os discentes chegam ao fim do ciclo sem a aquisição desta competência. Buscando contribuir e reescrever esta história de fracasso, a pesquisa em questão objetivou-se em propor e avaliar uma metodologia de ensino, favorável à aprendizagem, essencialmente à aquisição da alfabetização e do letramento, por meio da mediação das novas tecnologias digitais e na busca de uma aprendizagem significativa. Para tal, a pesquisa de uma maneira geral teve por base os apontamentos e respostas dos discentes de forma a ser construído de maneira colaborativa um projeto de trabalho pautado na realidade e necessidades destes. Tendo como suporte as tecnologias existentes na instância escolar, a técnica vídeo mapping foi ressignificada de forma a significar as aprendizagens e conceitos adquiridos no decorrer do projeto. Frente aos resultados aferidos e apesar de tão pouco tempo de aplicação do projeto foi possível contemplar grandes avanços dos discentes, avanços estes que seguem além da aquisição da aprendizagem apenas, mas na nova maneira que passaram a ler e enxergar a realidade por eles vivida, permitindo assim afirmar que é possível favorecer uma aprendizagem significativa na alfabetização.