APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE MÚSICA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: LUDICIDADE DIGITAL
Aluno(a): Jônathas Dos Santos Carretero
Orientadores: Luciane Conrado e Leonardo Trotta
Data de defesa: 20/06/2023
Descrição:
A presente pesquisa foi construída com o intuito de comprovar a eficácia da utilização de recursos tecnológicos para contribuir com a melhoria dos rendimentos escolares dos alunos que pertencem as redes de ensino municipais, estaduais, dentre outras. Para tanto, foi estabelecido como objetivo geral de pesquisa a análise da contribuição de sistemas digitais para um aprendizado mais lúdico e motivador e para alcançar esse objetivo, foram propostos objetivos específicos como a compreensão de como as ferramentas digitais podem auxiliar os estudantes atualmente, propor metodologias de aulas com tais recursos, entender as dificuldades encontradas pelos estudantes durante o processo de aprendizado e por fim analisar os resultados obtidos por meio da utilização do mesmo. A metodologia de pesquisa conta com a sua finalidade aplicada, com o objetivo de pesquisa descritivo, abordagem quali quantitativa, com o método hipotético dedutivo e procedimentos bibliográfico e estudo de caso. Os resultados obtidos por meio dessa pesquisa demonstram que muitos professores acreditam na evolução do rendimento dos alunos ao se utilizarem recursos digitais, em um segundo momento foi apresentado o aplicativo Perfect Piano e a sua aplicação junto as sequências didáticas e por fim a conclusão obtida pelo educador responsável pelo acompanhando dos discentes que pertencem a população estudada para essa dissertação.