Aprendizagem Informal: Microaprendizagem em Empreendedorsimo Disseminada Por Mobile Learning

Aluno: Fabiana Adão da Silva

Orientadores: Marcos Antonio Silva e Victor Gonçalves Glória Freitas

Descrição: Esta pesquisa de mestrado apresenta uma análise reflexiva no contexto de ensino e de aprendizagem em empreendedorismo na era digital e mostra os resultados de uma pesquisa de natureza aplicada sobre aprendizagem informal em empreendedorismo. Neste trabalho, avaliamos se a microaprendizagem, em consonância com o uso da tecnologia mobile learning foi eficiente para manter a concentração dos alunos de forma a fomentar e promover habilidades em empreendedorismo como estratégia de inovação. O plano financeiro foi apresentado em uma seqüência didática e fez parte do processo de desenvolvimento do plano financeiro, como pré requisito do trabalho de conclusão de curso da modalidade Plano de Negócios. As pílulas de conhecimento foram disseminadas com o uso de mobilidade tecnológica, mais especificamente em dois grupos de alunos, pelo aplicativo whatsapp. O grupo focal avaliou a seqüência e os resultados obtidos mostram que o método utilizado pode vir a contribuir para a construção de uma cultura empreendedora e pleno desenvolvimento dos alunos.