Menu fechado


Aprendizagem colaborativa e autismo: construindo alternativas para a interação e a comunicação por meio de tecnologias educacionais digitais


Aluno: Cláudio Joaquim dos Santos Braga

Orientadores: Alessandro Jatobá e Paulo Victor Rodrigues de Carvalho

Descrição: O projeto de pesquisa desenvolveu uma investigação sobre aprendizado colaborativo e autismo, construindo alternativas para interação e comunicação de pessoas com TEA por meio de tecnologias educacionais digitais. Este estudo tem característica descritiva com revisão sistemática da literatura. As fontes de informações para o estudo foram: pesquisa de campo e análise de documentos através de revisão bibliográfica do estado da arte. A natureza dos dados do estudo foi qualitativa. Com base nas reuniões com os grupos focais, desenvolvemos e testamos tecnologias educacionais colaborativas, avaliamos sua aplicação no aprimoramento da interação social, comunicação, percepção e estimulação cognitiva para crianças com TEA. O projeto-piloto foi desenvolvido em uma unidade que é referência no autismo no município de São Gonçalo, RJ. Esperamos agora com o final do projeto, que os materiais digitais desenvolvidos e utilizados possam ser incorporados como alternativas para interação e comunicação de autistas em uma aprendizagem colaborativa.

EnglishPortuguês