Menu fechado

APRENDIZADO DE ALGORITMOS MEDIADO PELAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, EM ESPECIAL, DOS ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA.


Aluno: Cleber de Freitas Maia

Orientadores: André Cotelli do Espírito Santo e Victor Gonçalves Gloria Freitas

Descrição: Este trabalho visa avaliar como a utilização de um recurso digital pode auxiliar na aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino de programação. Deste modo, foi realizado um questionário inicial junto aos professores das disciplinas de Algoritmos para identificar e descrever a dificuldade que os alunos têm em entender a disciplina e as principais dificuldades encontradas pelos professores no ensino da disciplina. Considerando os dados levantados por meio deste questionário inicial, foi desenvolvido um aplicativo voltado para o ensino das disciplinas de Algoritmos, como ferramenta facilitadora do aprendizado e avaliado junto aos professores sua capacidade de auxiliar a aprendizagem de alunos, em especial, com TEA no ensino de programação. Após, foi criada uma sequência didática (SD) com a utilização do aplicativo desenvolvido com o objetivo de auxiliar na construção dos conceitos necessários para compreensão da disciplina, uma vez desenvolvida, foi realizada um novo questionário junto aos professores, solicitando que os mesmos fizessem uso da SD para avaliar se ela era capaz de auxiliar na aprendizagem de alunos, em especial com TEA no ensino de programação, avaliando-a quanto aos seus aspectos pedagógicos, de inovação, impacto, aplicabilidade, complexidade e interface. Por fim, foi desenvolvido um e-book com o objetivo de facilitar o uso da SD fazendo uso do aplicativo proposto. A conclusão foi que a SD desenvolvida fazendo uso do aplicativo proposto e que foi utilizada e avaliada pelos professores entrevistados, segundo eles, foi capaz de potencializar o aprendizado de Algoritmos, inclusive para alunos com TEA.


EnglishPortuguês