Aprendendo a Aprender: O uso de recursos computacionais de forma ativa na sala de aula
Aluno(a): Fabiano Machado de Araújo
Orientadores: Bianca Maria Rego Martins e Alessandro Jatobá
Data de defesa: 05/09/2019
Descrição: O avanço da tecnologia da informação e comunicação é cada vez mais veloz e a maneira que temos acesso às informações necessárias para resolver problemas do nosso cotidiano estão cada vez mais próximas as pessoas, mas a ferramenta utilizada para isso, o computador e a internet, com sua enorme capacidade de processamento é muitas vezes subutilizada, pois o uso dado , muitas vezes pode ser comparado ao de uma televisão, onde o indivíduo é passivo, Neste trabalho foi desenvolvido uma capacitação para que professores do ensino fundamental, sem experiência avançada com uso de tecnologia como desenvolvimento de games, possa utilizar em suas aulas conceitos da ciência da computação e desenvolvimento de jogos para realizarem suas práticas pedagógicas. Desta forma esta pesquisa, propôs uma capacitação para que professores do ensino fundamental possam desenvolver projetos temáticos onde ele ou seus próprios alunos desenvolvam um game, fazendo assim o aluno como protagonista e fazendo um uso ativo da tecnologia. Assim, nesta pesquisa foi acompanhado uma turma que fez a capacitação e acompanhado um caso onde a professora aplicou o conteúdo desta formação em sua prática docente.