Aplicativos Móveis em Sala de Aula: Uso e Possibilidades para o Ensino da Matemática na EJA
Aluno(a): Werbert Augusto Coutinho
Orientadores: Verônica Elói e Alessandro Jatobá
Data de defesa: 13/12/2018
Descrição: O uso de aplicativos móveis educacionais em sala de aula pode favorecer o ensino e aprendizagem de Probabilidade e Estatística, especialmente, em alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Ensino Médio. Diante desse questionamento, desenvolvemos uma pesquisa com o objetivo de avaliar a aquisição de habilidades e competências na área de matemática, desses alunos, a partir do uso dos aplicativos móveis educacionais. Para tanto, foi necessário determinar a relação dos educandos com a tecnologia, caracterizando-os na contemporaneidade tecnológica, selecionar e classificar aplicativos educativos na área da matemática a partir dos conteúdos do Ensino Médio e tendo como referência a Matriz Curricular da Secretaria de Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ), e avaliar a funcionalidades desses aplicativos como ferramenta favorecedora do desenvolvimento de habilidades e competências na área de matemática. Realizou-se uma pesquisa de campo com 46 alunos do módulo IV da EJA de um colégio da Rede Estadual do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados por meio de testes, questionário e observações. Diante disso, verificou-se que os resultados apresentados demonstram que os aplicativos móveis educacionais utilizados como recurso didático podem motivar e auxiliar os alunos a resolverem as atividades matemáticas, além de favorecer o processo de aprendizagem de alunos da EJA Ensino Médio.