Aplicabilidade da Programação baseada em Fluxo na abordagem de tópicos sofisticados em computação com alunos do Ensino Médio por uma perspectiva semiótico-construcionista

Aluno(a): César Augusto Simões Goudouris

Orientadores: Alessandro Jatobá e Bianca Martins

Descrição: O ensino de programação para crianças e adolescentes vem se popularizando nos últimos anos dentro e fora das escolas. Essa proposta tem como objetivo viabilizar aplicações em problemas realistas e contextualizados ao universo do aluno, criando mais possibilidades de engajamento, motivação e produções mais significativas. Ainda na perspectiva construcionista, buscamos também promover o avanço do Letramento Computacional através de uma mudança deliberada de infraestrutura representacional, fugindo do uso exclusivo de linguagens ligadas ao paradigma imperativo procedural dominante, através da adoção de um ambiente híbrido de desenvolvimento com ênfase no paradigma descritivo e orientado a fluxo. A utilização de métodos da Engenharia Semiótica, uma linha teórica da Interação Humano Computador calcada na comunicabilidade, teve o objetivo de embasar a avaliação técnica da aplicabilidade do ambiente de desenvolvimento proposto e sua aplicação no contexto educacional revelou-se como decisiva. A aplicação do plano de ensino ocorreu em ciclos, com refinamentos sucessivos, configurando uma estratégia de pesquisa-ação. Nesse percurso, foi empreendido um estudo de caso de caráter descritivo e com análise qualitativa dos dados, que foram coletados pelo professor/pesquisador em esquema de observação sistemática e participante. Como resultado, verificamos que o ambiente proposto mostrou-se adequado para o estudo dos temas propostos e aplicável ao público alvo.
gular.