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ALTAS HABILIDADES E VULNERABILIDADE NO CONTEXTO BRASIL


Aluno(a): Wanda Trindade Pereira

Orientadores: Alessandro Jatobá e
Paulo Victor Rodrigues De Carvalho

Data de defesa: 26/07/2023

Descrição: 

Adolescentes alto habilidosos vivendo em meio a toda sorte de adversidades concebe o tema desta dissertação. Acerca desse tema, importa mencionar que o alto habilidoso é entendido como aquele que demonstra potencial elevado nas áreas intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes; estas isoladas ou combinadas, além de apresentar elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse. Questiona-se aqui: como as escolas podem atuar para auxiliar discentes com altas habilidades / superdotação a vislumbrarem um projeto para as suas próprias vidas? Para além da desesperança professores têm a possibilidade de minimizar o peso do “destino” sobre a vida da juventude altamente capaz e ao mesmo tempo cerceada social e economicamente, fazendo emergir  nos adolescentes o desejo de um projeto para as suas próprias vidas, um projeto de futuro animador, por meio de um ambiente educacional que se coloque como um território de produção democrática de conhecimento e cultura e da mesma forma um território de encontro com o que de melhor pode se fazer habitar nesse sujeito, espaço de mudança do status quo social e também profissional. Esta dissertação objetiva refletir a respeito de como as escolas podem atuar para auxiliar discentes com altas habilidades / superdotação a vislumbrarem um projeto para as suas próprias vidas, de forma torná-los mais esperançosos, a despeito de suas duras realidades. Para tanto, há que se trilhar o seguinte caminho:  realizar pesquisas bibliográficas a respeito do assunto “altas habilidades no contexto Brasil”, “altas habilidades e gênero”, “adolescência e vulnerabilidade”,” altas habilidades e o Novo Ensino Médio”;  realizar pesquisa de campo de cunho exploratório, a fim de investigar práticas escolares para com adolescentes com altas habilidades em diferentes escolas;  analisar os dados do campo à luz dos dados bibliográficos, valendo-se da análise de conteúdo inspirada em Bardin, com pré-análise do texto, identificação de categorias e inferências a partir das categorias. A metodologia da entrevista em profundidade foi estruturante deste trabalho e a técnica de análise descritiva foi a técnica utilizada para análise dos dados do campo. Para além, esta dissertação consolidou um produto: uma sequência didática voltada para alunos Alto Habilidosos no cenário do ensino médio, cujo tema é “A entrevista como gênero textual em que o diálogo predomina”. Pensar a adolescência vulnerável – e o aluno alto habilidoso vulnerável – no Brasil, nos dias atuais, implica considerar que as implacáveis vulnerabilidades são frutos das relações de desigualdade históricas, culturais, econômicas em distintos ambientes da sociedade, que os trouxeram a condição atual.



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