Menu fechado

ALFABETIZAR LETRANDO: O USO DOS NOVOS RECURSOS DIGITAIS NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE ESCRITA E LEITURA


Aluno(a): Mariane Barbosa De Oliveira

Orientadores: Sheila Arantes e Ana Paula Legey

Data de defesa: 11/09/2023

Descrição: 

Intitulada como “Alfabetizar letrando: o uso dos novos recursos digitais no desenvolvimento das habilidades de escrita e leitura”, esta pesquisa suscita o cenário de aprendizado na Educação Básica, destacando como ponto crucial um desafio que há muito tempo se mostra intricado no contexto brasileiro e fomenta o problema que traz a inquietação deste estudo: a qualidade do processo de alfabetização. Nesse contexto, que agora se desdobra em uma abordagem multimídia, visto o cenário tecnológico no qual grande parte da sociedade está inserida, enfatiza-se no percurso metodológico desta pesquisa as boas práticas no que tange ao desenvolvimento das metodologias dos professores alfabetizadores. Assim, esta pesquisa tem como objetivo geral a promoção de práticas pedagógicas que estimulem a aprendizagem significativa a partir de uma alfabetização vinculada ao letramento, utilizando como basilar os novos recursos digitais para a formação de alunos leitores e escritores nas classes do 1º ano do EFAI.  Em relação aos objetivos específicos, pretendeu-se elaborar uma sequência didática que contextualizasse os processos de alfabetização e letramento, caracterizando-os como caminhos distintos, mas indissociáveis. Também foi proposto o desenvolvimento de um e-book suscitando práticas pedagógicas que favorecessem a aprendizagem significativa do ato de ler e escrever, utilizando os novos recursos tecnológicos educacionais digitais, o que originou a implementação de uma formação para professores alfabetizadores. Desse modo, buscou-se favorecer suas habilidades pedagógicas e compartilhar boas práticas voltadas ao processo de aprendizagem. Por fim, foram avaliados os impactos acarretados pela formação nas atividades didático-pedagógicas dos professores alfabetizadores participantes. Assim, pode-se inferir que para que uma criança alcance a alfabetização, é essencial que ela participe de abordagens alfabetizadoras de qualidade, as quais proporcionem oportunidades de aprendizado alinhadas com sua vida diária. A integração da tecnologia nesse contexto apresenta-se de maneira benéfica segundo os dados coletados, uma vez que as ferramentas digitais se manifestam como uma importante vertente na contemporaneidade. É desejável, portanto, que este estudo desempenhe um papel motivador para os educadores que lecionam no 1º ano do EFAI, incentivando-os a aprimorar suas estratégias e métodos de ensino, objetivando uma educação de alta qualidade aos estudantes sob sua orientação, propiciando a aquisição das competências cruciais a um sujeito alfabetizado e letrado.

EnglishPortuguês