ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM LEITURA E ESCRITA
Aluno(a): Jéssica de Marins Rodrigues Divino
Orientadores: Verônica Eloi de Almeida e Rosa Lidice de Moraes Valim
Data de defesa: 16/10/2023
Descrição:
As dificuldades de aprendizagem sempre permearam o meio escolar. No entanto, o período pandêmico agravou ainda mais essa situação, carecendo de uma reflexão e postura ativa. Esta dissertação discorre sobre o tema “Alfabetização e Letramento” e intitula-se “Alfabetização e Letramento: crianças com dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita”. Esta pesquisa questiona a respeito do seguinte (problema): como contribuir de forma efetiva para o processo de ensino-aprendizagem de leitura e escrita dos discentes que apresentam dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita. Acredita-se que (hipótese) um estudo mais aprofundado sobre o processo de aprendizagem da leitura e escrita e atividades específicas possam contribuir para o processo de aprendizagem da leitura e escrita dos discentes, superando as eventuais dificuldades. Esta dissertação objetiva (objetivo geral) refletir sobre as possibilidades de contribuições para o processo de aprendizagem da leitura e escrita das crianças que apresentam dificuldades em desenvolver essas habilidades, respeitando as diferenças e contribuindo de forma efetiva e humanizada para o aprendizado. Para tanto (objetivos específicos), precisa-se: (1) pesquisar sobre alfabetização e letramento, bem como sobre aprendizagem significativa; (2) realizar entrevistas com docentes da Rede Municipal de Maricá, a fim de conhecer e refletir sobre as vivências de cada um, dialogando sobre os desafios encontrados durante o processo de aprendizagem da leitura e escrita dos discentes; (3) analisar os dados do campo à luz dos dados bibliográficos, valendo-se da técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Destaca-se que certos autores serão primordiais para o progresso desta dissertação, a saber: Paulo Freire (2021) e seus estudos sobre a aprendizagem crítica e significativa; Antônio Carlos Gil (2008) com seus estudos sobre a entrevista como meio de interação social; Emília Ferreiro (2011) e Magda Soares (2022a), que discorrem sobre alfabetização e letramento; Almeida (2017), que aborda as dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita. Espera-se, ao final da pesquisa, contribuir de forma efetiva para o avanço escolar dos discentes de forma humanizada e para o processo de relação dialógica entre docentes e discentes. Como produto, esta dissertação propõe uma sequência didática composta por vídeos e jogos digitais educativos direcionada aos educandos que estão no processo de aprendizagem da leitura e escrita, a fim de despertar o seu interesse, motivando-os, somando para o processo de construção do cognitivo (dentro de suas zonas de expedientes de aprendizagem). O resultado da pesquisa constatou a importância das reflexões sobre alfabetização e letramento, a necessidade de conhecer o processo de aprendizagem da leitura e escrita, levando em consideração a criança. Confirmou que discentes com dificuldades para desenvolver as habilidades de leitura e escrita fazem parte da realidade escolar de outros docentes, sendo necessário pensar em várias estratégias, entre elas atividades diferenciadas, sendo os recursos tecnológicos apontados como uma excelente possibilidade para favorecer a aprendizagem, pois são lúdicos e despertam o interesse dos discentes, além de fazer parte do cotidiano. Outro fato importante é o acompanhamento escolar realizado pela família, que se mostrou fundamental aos avanços das aprendizagens escolares, mas escasso dentro do campo pesquisado.