Menu fechado

Alfabetização com uso de sequências didáticas e recursos digitais

Aluna: Valéria Pereira da Costa Leite

Orientadores: Prof. Dsc. Antônio Carlos de Abreu Mól e Profa. Dsc. Ana Paula Legey de Siqueir

Descrição: Apesar de muitas crianças terem acesso à escola, elas permanecem com sérias dificuldades na leitura e na escrita. E essas dificuldades vão se perpetuando nos demais anos, dificultando muita das vezes uma continuidade dos conhecimentos aprendidos, assim como também de superar as dificuldades encontradas. E com isso muitos profissionais de educação têm se deparado com os desafios de buscar novas metodologias visando atrair seus alunos tanto para o interesse em relação ao conhecimento quanto em propor metodologias que dê continuidade ao que aluno aprendeu, sem esquecer também daqueles que ainda estão em processo de aprendizagem. Nesse contexto, esta dissertação teve como objetivo propor uma metodologiaque auxilie na alfabetização dos alunos do 3º ano de escolaridade, por meio de atividades significativas e lúdicas, baseada em sequências didáticas e permeadas por tecnologiasdigitais. A sequência didática foi elaborada a partir de um questionário que buscou saber quais os princípios do sistema de escrita que os alunos chegam com mais dificuldade, segundo a percepção de cinquenta e um professores do Ensino Fundamental.A sequência didática foi avaliada em dois momentos, no primeiro momento com 5 professores, que acrescentaram suas ideias e fizeram modificações e no segundo momento em que 30 professores avaliaram a sequência didática por meio de um questionário on-line. A sequência didática foi avaliada positivamente, verificou-se que a proposta deuso de sequência de didática, em conjunto com recursos digitais, é capaz de contribuirpara aprendizagem significativa de alunos em processo de alfabetização.


EnglishPortuguês