ADAPTANDO UM MODELO DE CURADORIA DE RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS PARA UTILIZAÇÃO NO ENSINO BÁSICO DE REDES PÚBLICAS UMA PERSPECTIVA ANTIRRACISTA
Aluno(a): Nadilene Nery De Melo
Orientadores: Victor Gonçalves Glória Freitas e Bianca Maria Rego Martins
Data de defesa: 24/07/2023
Descrição:
Vinte anos depois da publicação da lei 10.639, a busca de meios para efetiva implementação de uma educação antirracista no ensino básico ainda é uma necessidade e questão de relevância na área da educação, sobretudo na rede pública de ensino brasileira cuja maioria dos discentes são negros e negras. Tendo isso em vista, a presente dissertação teve como objetivo geral a definição de critérios para utilização e adaptação de Recursos Educacionais Digitais (REDs) para que possam ser utilizados como auxílio pedagógico na implementação de uma Educação Antirracista de forma segura, uma vez que elementos racistas ainda fazem parte de muitos materiais dispostos na rede mundial de computadores. Para tal, três estratégias metodológicas foram adotadas: primeiramente, foi feita uma revisão de literatura dividida em dois capítulos, um de fundamentação pedagógica e outro de fundamentação tecnológica. O primeiro visou investigar os fatos históricos que conduziram à necessidade de uma educação antirracista no ensino básico, bem como os fundamentos teóricos que a definem e o que já tem sido feito para que seja uma realidade no ensino público do Rio de Janeiro. O segundo, por sua vez, teve como objetivo a compreensão do que são REDs, dos entraves para sua utilização em escolas públicas e a investigação da existência de repositórios digitais de REDs antirracistas. Em seguida, aplicou-se um questionário de maneira virtual respondido por professores e professoras de escolas de ensino básico público do Rio de Janeiro e propôs-se uma análise exploratória e uma análise de conteúdo das respostas para compreensão da relação destes educadores com a educação antirracista e a utilização de REDs nas aulas. Finalmente, realizou-se uma análise documental de documentos oficiais, arquivos institucionais e publicação oficial com o objetivo de delimitar-se critérios para curadoria de REDs para a implementação de uma educação antirracista. Constatou-se a partir dos métodos propostos que há um interesse da maior parte dos educadores respondentes do questionário em implementar uma educação antirracista em suas aulas, embora um grupo ainda precise de mais esclarecimentos do que ela se trata e de como aplicá-la. Além disso, apurou-se que a utilização de REDs já é uma realidade nas salas de aula que estes educadores lecionam. Finalmente, aliando critérios de curadoria previstos por uma Organização de Sociedade Civil às premissas de uma educação antirracista previstas na revisão de literatura e nos documentos analisados, construiu-se um modelo de curadoria de REDs sob uma perspectiva antirracista. As análises, pois, responderam à questão norteadora desta pesquisa, os REDs são uma possibilidade real de material pedagógico em prol de uma educação antirracista, mas sua utilização e adaptação depende da curadoria do professor ou professora que deve estar devidamente capacitado para a execução deste trabalho.