Menu fechado

A VALORIZAÇÃO DO OLHAR DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS COM A FOTOGRAFIA DIGITAL


Aluno(a): Marcely Dantas Sant’anna Rosa

Orientadores: Antônio Carlos De Abreu Mól e Luciane Conrado

Data de defesa: 16/06/2023

Descrição: 

A fotografia digital se apresenta como uma prática interessante e viável que auxilia no processo de ensino-aprendizagem de crianças com quatro e cinco anos de idade. A pesquisa em questão visa propor a elaboração de um manual com a exposição de um modelo de sequência didática e estratégias pedagógicas que auxiliem o professor da Educação Infantil na utilização do recurso pedagógico da fotografia digital. O manual apresenta diferentes abordagens educacionais para a utilização do dispositivo com a participação ativa das crianças como fotógrafas. Esse material poderá ser usado como instrumental de base para alcançar a educação dos sentidos e a valorização do olhar das crianças, além de possibilitar uma adequação e inovação metodológica do ensino, facilitando a prática docente. A metodologia foi baseada, inicialmente, na revisão bibliográfica sobre o referido tema e em trabalhos pertinentes ao assunto tratado aqui. Posteriormente, utilizou-se um formulário estruturado divulgado aos professores que atuam na Educação Infantil para sondá-los a respeito de suas práticas docentes, pautadas nas metodologias criativas e tomar ciência do quanto a tecnologia faz parte do dia a dia com as crianças. A partir disso, foi pensado e elaborado um manual com um modelo de Sequência Didática e algumas sugestões práticas de atividades, utilizando a linguagem fotográfica que pudessem ser adaptadas e usadas de acordo com a realidade dos professores. O produto foi avaliado por vinte e cinco profissionais (professores e pedagogos) que estavam diretamente envolvidos no processo de ensino e aprendizagem das crianças; os resultados foram analisados através da matriz SWOT. Concluiu-se que o manual, em todos os quesitos avaliados, mostrou-se promissor em sua aplicabilidade. A justificativa principal para a elaboração desse produto foi a compreensão de que a fotografia digital, feita pelas crianças, é uma potente ferramenta tecnológica, a ser inserida, na prática educativa dos professores, adequando essa metodologia no processo de ensino-aprendizagem da Educação Infantil.



EnglishPortuguês