Menu fechado

A UTILIZAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS MEDIADAS POR TECNOLOGIAS COMO REFORÇO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO


Aluno(a): Laila da Rocha Neves

Orientadores: Sheila Da Silva Ferreira Arantes e Ana Paula Legey

Data de defesa: 13/12/2023

Descrição: 

Os docentes atuantes das séries iniciais do ensino fundamental enfrentam grandes desafios para alfabetizar e letrar as crianças, isso devido à complexidade do sistema de escrita, conhecimento que não é inato e precisa ser aprendido. Existe um aumento do analfabetismo funcional e as avaliações governamentais demonstram baixos índices de aprendizagem escolar. A partir desta constatação, a presente pesquisa teve como objetivo geral descobrir qual o possível impacto da utilização de sequências didáticas permeadas pelas tecnologias digitais na formação continuada dos professores. Para isso, elaboramos uma sequência didática mediada pelas tecnologias digitais, com foco na aprendizagem da alfabetização e letramento e criamos um ebook explicativo a partir do material didático. Com esse material, realizamos uma capacitação pedagógica para professores do ensino fundamental, a fim de que possam utilizar as tecnologias digitais na sua prática educacional. Ao final da capacitação, avaliamos a sequência didática com tecnologias, desenvolvida e apresentada na formação dos professores, quanto a sua eficácia e como prática inovadora. As tecnologias dominaram a sociedade contemporânea e estão em todos os lugares, diante da variedade de recursos educacionais proporcionados pelas tecnologias digitais, concluímos que a não utilização de tais ferramentas no ambiente escolar pode limitar a evolução dos processos de ensino e aprendizagem e inibir possibilidades mais aprofundadas de acesso ao conhecimento.

EnglishPortuguês