Menu fechado

A UTILIZAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS


Aluno(a): Rodrigo Amaury Megale Boubée

Orientadores:André Cotelli e Antonio Carlos Mól

Data de defesa: 15/06/2023

Descrição: 

Nos dias de hoje fica evidente o desinteresse pelas aulas de ciências e por outras disciplinas do currículo regular por parte dos educandos do ensino fundamental da rede municipal de São José do Vale do Rio Preto, cidade ao qual atuo na educação há mais de 19 anos. Os alunos vivem em uma realidade tecnológica muito diferente das escolas e dos professores, onde possuem na palma das mãos estímulos que muitas vezes os afastam do modelo tradicional de ensino que muitos professores ainda praticam, deixando suas aulas desinteressantes para essa geração de alunos. Sendo assim através desta dissertação foi realizado um estudo sobre a disponibilidade e utilização de novas tecnologias digitais na educação dentro do projeto Ciência na Escola, em escolas de ensino particular e público de São José do Vale do Rio Preto e de escolas do estado do Rio de Janeiro, identificando as suas principais carências, sejam elas tecnológicas ou de capacitação profissional. Buscando contribuir, este trabalho buscou propor uma capacitação tecnológica para docentes e uma estratégia pedagógica através de uma sequência didática permeada em tecnologia para utilizar como meio estratégico de tornar mais significativo o ensino/ aprendizado que hoje se sente muito desmotivado em relação aos métodos tradicionais ensinos muito engessados. Foi feita uma pesquisa com professores sobre a utilização das novas tecnologias educacionais em sua prática docente, assim como sua disponibilidade nas unidades que lecionam e a prática que cada professor tem, ou mesmo capacitação que vem recebendo por suas instituições para a sua utilização. Após o levantamento dos dados foi observado uma adesão parcial da utilização de novas tecnologias na educação, assim como a carência de treinamentos de professores e gestores. Concluindo foi proposto uma capacitação tecnológica contextualizada dentro de uma sequência didática voltada para o ensino de ciências no ensino fundamental II e o convite para a participação do projeto Ciência na Escola, com objetivo de mostrar novas ferramentas ao professor mediador de um ensino significativo, dentro do contexto que o aluno vive e se interessa.

EnglishPortuguês