Menu fechado

A utilização de Exergames como ferramenta pedagógicacolaborativa em espaços pequenos de Educação Infantil


Aluno:Christiane de Almeida Borges

Orientadores:  Prof. Alessandro Jatobá, Prof. André Cotellido Espírito Santo

Descrição: A Educação Infantil tem grande importância para o desenvolvimento integral da criança e deve ser preparada com objetivo de que toda criança nesta etapa tem direito a seis aprendizagens: conviver, brincar, explorar, expressar e conhecer-se, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular. Porém, nem sempre os espaços de Educação Infantil possibilitam essa prática, limitando o desenvolvimento dessas habilidades. Desta forma, este projeto tem como objetivo apresentar atividades que trabalhem as habilidades motoras em espaços pequenos com o uso do jogo Exergames. A partir disso, foi realizada uma pesquisa com professores de Educação Infantil do município do Rio de Janeiro para entender o tamanho dos espaços das unidades para essa faixa etária. De acordo com os resultados da pesquisa, aproximadamente 50% dos participantes disseram que o tamanho do espaço é limitante para as atividades de desenvolvimento motor. Portanto, a fim de superar o desafio encontrado, a tecnologia pode ser uma grande aliada no processo educacional. Para tal foi aplicado o jogo Exergames com atividades que trabalham habilidades motoras com crianças em um espaço limitado. Visando melhor verificar a efetividade do jogo, foi utilizado também o aplicativo de monitoramento de atividades-Strava nascrianças ao participarem dos jogos. Com a observação e estudos dos fatos, a pesquisa apresenta resultados significativos sobre o jogo como uma ferramenta capaz de contribuir para o desenvolvimento de habilidades motoras em espaços limitados.


EnglishPortuguês