A SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA SURDA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Aluno(a): Eliane Eugenia Da Silva Abranches
Orientadores: Alessandro Jatobá e Paulo Victor Rodrigues De Carvalho
Data de defesa: 10/08/2023
Descrição:
O processo de socialização exerce uma função primordial para o ser humano, pois é no encontro com o outro que vamos nos apropriando dos conhecimentos, nos constituindo humanos, ou seja, é a partir desses processos de interação social, que o ser humano constrói redes de aprendizagens que são fundamentais para o seu desenvolvimento integral: social, emocional, intelectual. A presente pesquisa de natureza qualitativa tem como objetivo analisar as condições que são oportunizadas para a socialização das crianças surdas que chegam na Educação infantil e, compreender, como acontecem as interações entre elas e o meio social em que estão inseridas, a partir da pesquisa em Dissertações de Mestrado e Teses Doutorado, pretendendo conhecer as publicações científicas atuais no campo da surdez na Educação infantil. O aporte teórico foi fundamentado nos pressupostos da abordagem histórico-cultural, e nos estudos de Vygotsky que compreende o desenvolvimento humano a partir das relações sociais e culturais. Autores de áreas da saúde estão relacionados na pesquisa ancorados no tema da surdez e outros que tratam da Educação infantil. Para atender aos objetivos desta pesquisa, as fontes iniciais partiram da investigação em pesquisas bibliográficas, Dissertações e Teses a partir do banco de dados do sistema CAPES, Plataforma Sucupira órgão responsável pela divulgação e fomento de pesquisa em educação e áreas afins, contando com pesquisas que tratam da temática da criança surda na Educação infantil, utilizando os descritores “surdez infantil” e “educação infantil” no período de 2010 a 2022. Conclui-se que as interações da criança surda, na Educação infantil, por serem uma etapa importante no desenvolvimento da criança, não aconteciam de forma que levasse essa criança a explorar, a conhecer, e a constituir a sua subjetividade. Dessa maneira, o caminho percorrido por este estudo instiga que outras pesquisas sejam realizadas, para que a educação da criança surda seja de fato, desde a Educação infantil, um processo que priorize seu desenvolvimento em vez de sua deficiência.