A Sequência Didática Com o Uso da Ferramenta Tecnológica “Realidade Virtual Aumentada” Junto à Perspectiva de Uma Educação Dialógica e Antirracista
Aluna: Roberta da Silva Lima
Orientadores: Verônica Eloi de Almeida e Alessandro Jatobá
Descrição: A pesquisa apresenta a problemática da Educação antirracista realizada a partir da prática docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental na cidade do Rio de Janeiro e os motivos pelos quais ainda existe uma grande parcela de jovens e crianças que não conseguem acesso a um Ensino formal, assim como as falhas governamentais na tratativa desse problema. Com o foco na região da zona Sul do Rio de Janeiro, mostra como usar a Literatura Infanto-juvenil ao ser uma ferramenta importante, pois provoca impactos positivos na vida dos alunos, e requer metodologias ativas e a escolhida será um e-book com uma sequência didática em formato de oficina literária. Ao apresentar o histórico da legislação de cunho afro-brasileiro e o processo de elaboração do ensino, a pesquisa propõe questões sobre o surgimento do movimento negro, o empoeiramento e a conscientização racial conforme foi a sua evolução até a atualidade. Aborda a questão do protagonismo negro no ramo da Literatura Infanto-Juvenil. Como objetivo geral do trabalho, são levantadas a importância de identificar dentre uma das competências gerais da Base Nacional Comum Curricular a cultural digital de modo a difundi-la na redução da desigualdade racial. A metodologia adotada na pesquisa utiliza-se de levantamento bibliográfico e a elaboração de uma sequência didática feita a partir de estudos sobre o impacto de lei federal etnicorracial na escola. Os resultados da pesquisa consistem em propor práticas pedagógicas voltadas a produzir conhecimentos didáticos que debatam uma visão global atenta às exigências contemporâneas e atrelada as tecnologias educacionais nos conceitos raciais disseminados dentro das narrativas sociais digitais.