Menu fechado

A RELEVÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE RECURSO AUDIOVISUAL NUMA PERSPECTIVA DE POTENCIALIZAR UMA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL


Aluno(a): Priscila Rangel Nunes Migowski

Orientadores: Antônio Carlos De Abreu Mól e Luciane Conrado

Data de defesa: 28/04/2023

Descrição: 

A presente dissertação procurou investigar o problema da inadequação de metodologias docentes na direção de uma aprendizagem significativa na língua inglesa. Este idioma vem se tornando cada vez mais essencial diante das mudanças que o mundo globalizado pós-moderno inseriu no cotidiano das sociedades, uma vez que expande os horizontes da comunicação e das trocas entre falantes de várias origens, culturas e histórias. O bom entendimento do inglês pode desenvolver habilidades e competências em diversas áreas para a formação integral do indivíduo aprimorando os conhecimentos necessários para acompanhar as rápidas transformações ocorridas, possibilitando o acesso e a participação mais ativa no meio cultural, social e tecnológico no qual está inserido. Nesse contexto, esta dissertação teve como objetivo propor uma sequência didática utilizando recurso audiovisual para auxiliar professores no processo de uma aprendizagem mais significativa na língua inglesa no Ensino Fundamental. A sequência didática foi elaborada a partir dos resultados obtidos no formulário online feito com educadores da área de Língua Inglesa a fim de identificar as dificuldades que os alunos apresentam na compreensão do idioma e verificar as dinâmicas e práticas dos professores com relação a utilização de tecnologias digitais e recursos audiovisuais nesse processo de ensino-aprendizagem. A partir dos resultados obtidos na avaliação da sequência didática, conclui-se que ela propusera conteúdo e atividades interessantes e coerentes com a realidade do aluno através de metodologias criativas e diferenciadas. A proposta de SD com recursos audiovisuais foi considerada fácil e viável de ser aplicada e bem avaliada pela maior parte dos participantes como um instrumento importante para potencializar o processo de ensino-aprendizagem de Língua inglesa no ensino fundamental.

EnglishPortuguês