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A Realidade Aumentada como Estratégia Pedagógica na Alfabetização na Prática no Atendimento Educacional Especializado


Aluno(a):  Claudia Pinto da Rocha

Orientadores:  Victor Gonçalves Glória Freitas e Ana Paula Legey de Siqueira

Descrição:  O processo de alfabetização ainda é um grande desafio para o sistema de ensino no Brasil e, quando se trata dos alunos inseridos no Atendimento Educacional Especializado, este processo se torna ainda mais complexo. As metodologias utilizadas, de um modo geral, fazem uso de atividades desconectadas da realidade, sem contextualização impossibilitando a interação do aluno e, consequentemente a construção do conhecimento. Posto isto, este projeto de pesquisa tem como objetivo precípuo propor uma Sequência Didática envolvendo a Tecnologia Digital Realidade Aumentada visando à progressão das competências e habilidades de leitura e escrita em crianças atendidas na sala de recurso multifuncional, do 1º ao 5º ano de escolaridade do Ensino Fundamental. A pesquisa tem um cunho exploratório e explicativo a partir de uma abordagem qualitativa e, foi estruturada em seis etapas: Identificação dos conceitos norteadores sobre Educação Especial e Alfabetização; Identificação dos recursos utilizados no processo de alfabetização no atendimento educacional especializado; Desenvolvimento de um jogo educativo que utiliza a realidade aumentada com foco na alfabetização de alunos pré-silábicos; Elaboração de uma proposta de Sequência Didática (SD), tendo como estratégia pedagógica recursos digitais; Avaliação da SD através de questionário estruturado, composto por perguntas abertas e fechadas, respondido por vinte e quatro professores regentes do 1o segmento do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal da Baixada Fluminense do Estado do Rio de Janeiro. O Resultado da pesquisa aponta que os professores avaliaram que a SD proposta atende aos objetos definidos e que a adotariam na sua práxis pedagógica no atendimento aos alunos com barreiras de aprendizagem. Com isto, esta pesquisa poderá contribuir para preencher uma grande lacuna que é a carência de uma metodologia voltada para o atendimento educacional especializado. Desta forma, a tecnologia digital, especialmente a realidade aumentada, surge além de complementar didaticamente a ação do professor, mas, também ser uma ferramenta lúdica capaz de motivar o aluno do AEE na aquisição das competências e habilidades da leitura e da escrita. Além disso, passa a ser um recurso a se tornar presente e permanente na sala de recursos multifuncionais.



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