A Produção de Audiovisual e a Autonomia: O Desenvolvimento do Protagonismo nos Alunos Monitores do Quinto Ano do Ensino Fundamental
Aluno:Camilla Macedo Araújo
Orientadores: Dr.a Luciane Conrado e Dr.a Ana Paula Legey
Descrição: O presente trabalho de pesquisa propõe reflexões a partir das ações relatadas, implementadas e vivenciadas por meio do Projeto Monitoria, que foi desenvolvido de forma qualitativa e apoiado em pesquisa bibliográfica sobre educação, tecnologias, educomunicação e protagonismo infanto-juvenil com alunos do quinto ano do ensino fundamental. O objetivo geral da pesquisa é refletir o impacto da educomunicação, especificamente a criação de vídeos, no desenvolvimento do protagonismo no aprendizado, com enfoque nas habilidades socioemocionais e comportamentais em uma perspectiva de soft skills. O tema se justifica na necessidade da produção de instrumentos didáticos planejados para a dinamização criativa das metodologias utilizadas na educação básica em meio aos desafios crescentes em uma sociedade permeada, transpassada e afetada pela cultura digital. Como conjunto metodológico para o estudo, a análise e a reflexão, utilizo a metodologia quantitativa – para exploração do tema e identificação de interesses do público-alvo –, as pesquisas bibliográfica e documental – que servirão de suporte e fundamentação teórica – e o arsenal qualitativo na prática da pesquisa-ação, uma pesquisa ex-post-facto, já que se trata de acontecimentos passados. Toda a sequência está didaticamente organizada no e-book denominado “Criação de canal no YouTube em Projeto de Monitoria – Uma proposta de trabalho com foco no desenvolvimento do protagonismo em alunos do quinto ano do ensino fundamental”, que se encontra disponível na Plataforma Proximal da Unicarioca