A PRELIMINAR DE CAMPO EM CONVERSAS INFORMAIS COM PROFESSORES DA REDE PÚBLICA – UMA METODOLOGIA NA CRIAÇÃO DE HEURÍSTICAS PARA A AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DE UM JOGO DE TABULEIRO PARA ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO RIO DE JANEIRO
Aluno(a): Laura Fantti Davilla Serpa
Orientadores: Regina Célia Pereira De Moraes e Rosa Valim
Data de defesa: 24/02/2023
Descrição:
Esta dissertação de mestrado apresenta uma proposta de pesquisa que usa a Preliminar de Campo para analisar, com base na Resolução SMS 510/2016, os resultados coletados nas conversas informais com professores da Rede Pública Municipal, e neste contexto, o problema da pesquisa que se quis investigar através da Preliminar de Campo foi o engajamento de instituições e professores no desenvolvimento da escola, da Rede, da formação docente, visando o aprendizado dos estudantes do primeiro segmento (1º ao 5º ano) da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro. E traz-se como hipótese ou crença norteadora neste trabalho que o grau de participação e aprendizado dos alunos da Rede Municipal do Rio de Janeiro depende da infraestrutura da escola não só em termos de recursos de Internet, mas principalmente em termos da formação de professores, do estímulo aos alunos, do replanejamento das aulas e do envolvimento da própria Rede de Ensino. Produtos técnicos como um jogo de tabuleiro e metodologias inovadoras atrativas só podem prosperar se houver antes e ao mesmo tempo engajamento das instituições escolares, dos próprios docentes e da Rede de Ensino. Adotamos a Metodologia Preliminar de Campo que orienta sobre as etapas iniciais, as visitas às comunidades, aos serviços, as conversas com liderança comunitárias, entre outros, para verificar as condições de implementação do jogo de tabuleiro em escolas públicas e averiguar a pertinência de realização de uma pesquisa de campo futura.