A PRÁTICA DA ORALIDADE NA DISCIPLINA DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
Aluno(a): Lucilane Narciso Pantoja
Orientadores: André Cotelli e Ana Paula Legey
Data de defesa: 04/07/2023
Descrição:
O ensino da língua inglesa no Brasil passou por muitas mudanças desde seu surgimento enquanto disciplina escolar até os dias atuais – no método, na carga horária, já tendo sido até mesmo excluído e posteriormente retornado à grade curricular brasileira. Atualmente deve estar presente desde o Ensino Fundamental II até o Ensino Médio, tendo sido reconhecida sua importância na formação do estudante enquanto essencial para a comunicação neste mundo globalizado. O problema que pretende-se abordar nesta pesquisa é a dificuldade da prática da oralidade na disciplina de língua inglesa, enquanto língua estrangeira obrigatória, pelos estudantes das turmas de Ensino Médio, nas escolas da rede estadual do Rio de Janeiro. Partindo da constatação de que nunca antes as tecnologias digitais estiveram tão presentes na educação brasileira, quiçá na educação mundial, pensou-se: e se utilizarmos estas tecnologias para aliar o interesse e a motivação do estudante à oportunidade de praticar a oralidade na disciplina de língua inglesa enquanto língua estrangeira obrigatória? Assim sendo, o objetivo geral desta pesquisa foi o de viabilizar a prática da oralidade na língua inglesa para estudantes do Ensino Médio de escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro através de um material didático, com situações da vida real em inglês, para ser utilizado em sequências didáticas permeáveis pelas novas tecnologias digitais. Para isso, após a pesquisa teórica, feita majoritariamente em documentos oficiais e artigos científicos, levantou-se e identificou-se, junto aos professores que lecionam inglês no ensino médio de escolas públicas estaduais, os problemas enfrentados na sua prática docente, os quais serviram de parâmetros para limitações e possibilidades concretas. A partir desses dados, foi apresentada uma sequência didática, envolvendo as novas tecnologias digitais, que buscasse a solução do problema, e desenvolvido um e-book para que os docentes sejam capazes de aplicar a sequência didática proposta com todas informações e ferramentas necessárias para tal. Novamente foi solicitada a participação dos professores de língua inglesa, atuantes no Ensino Médio da rede estadual, na avaliação do material elaborado. Os resultados apresentados mostraram que, de uma maneira geral, parece ser possível afirmar que a proposta alcançou seu objetivo, tendo em vista a maioria dos participantes terem reagido de forma positiva, tanto em relação ao que foi proposto pela sequência didática como em relação ao fato de o e-book ser um manual de aplicação da sequência didática. Relevante se faz destacar um expressivo número de professores que pontuaram sua preocupação com a existência e com a qualidade do serviço de internet disponível para o desenvolvimento de atividades pedagógicas com os alunos dentro das unidades escolares da rede estadual, presente na teoria, mas aparentemente não correspondente na prática. Espera-se que esta discrepância seja solucionada muito em breve, que novas pesquisas continuem sendo propostas e que cada vez mais professores utilizem as tecnologias digitais a favor da educação formal no sentido de aproximar dois universos que jamais deveriam ter sido distanciados: a escola e a vida real.