Menu fechado

A Participação Da Comunidade Escolar Por Meio Das Tecnologias Digitais

Aluno: Paula Ferreira Tomaz Da Silva

Orientadores: Professora Doutora Veronica Eloi Almeida, Professora Doutora Ana Paula Legey Siqueira

Descrição: Esta pesquisa analisa a integração da escola com a comunidade escolar, através das tecnologias digitais. A temática surgiu da necessidade em criar um canal de comunicação com a comunidade escolar, com vistas a reduzir as dificuldades de promoção de uma gestão participativa na administração das ações de diversos interesses, de forma coletiva, além de proporcionar um espaço de escuta ativa e dialógica, em que as características, necessidades e falas da comunidade fossem valorizadas e refletidas, durante o planejamento coletivo. Este estudo objetivou promover, por meio das tecnologias digitais, a participação efetiva de seus atores, com a finalidade de envolvê-los e tornar possível o protagonismo e a corresponsabilidade no alcance dos objetivos elencados em parceria, e das metas desejadas para uma escola pública de qualidade, que promova a igualdade de direitos. A relevância da temática surgiu do interesse de instigar nas pessoas a construção de conhecimento e a participação coletiva no desenvolvimento da aprendizagem. Foram analisadas como as tecnologias digitais podem reduzir os desafios da gestão escolar, do ponto de vista participativo e na comunicação com a comunidade escolar, de modo a contribuir para a transformação do pensamento crítico, promovendo um espaço de protagonismo, vivências e diálogos. A metodologia adotada trata-se do procedimento de pesquisa-ação e uma abordagem qualitativa, que se caracteriza como estudo descritivo, de natureza aplicada, que contou com quatro etapas: pesquisa exploratória preliminar; entrevista estruturada; roda de conversa; e avaliação, que se deu através de observação e entrevista. A cada etapa, novas possibilidades de aprendizagem e de participação da comunidade escolar foram construídas, por meio de interações com as tecnologias digitais, que atuaram como veículo de comunicação e de construção coletiva, gerando, além disso, um bom desempenho escolar dos alunos, garantindo a qualidade da educação e o protagonismo.


EnglishPortuguês