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A LUDICIDADE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: EXPLORANDO AS POSSIBILIDADES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS


Aluno(a): Camilla Marques de Barros Oliveira

Orientadores: André Cotelli e Ana Paula Legey De Siqueira

Data de defesa: 21/11/2023

Descrição: 

Ao analisarmos dados relativos as avaliações de alfabetização no Brasil, é possível perceber que uma parcela das crianças nesta fase da educação apresenta dificuldades em consolidar o processo de alfabetização. Assim, busca-se investigar as possibilidades de ampliação do processo de aprendizagem que os recursos tecnológicos podem vir a proporcionar aos estudantes no processo de alfabetização.Tendo como objeto de estudos as dificuldades encontradas pelos estudantes do ensino fundamental I em consolidar as habilidades de leitura e escrita no ciclo de alfabetização. Desse modo, propomos uma metodologia de reforço escolar para os estudantes que apresentam dificuldade no processo de aquisição da leitura e escrita mediada por jogos e recursos tecnológicos interativo. Participaram desta pesquisa as crianças que apresentaram desempenhos regular (R) e reforço intensivo (RI) no Sistema de Gestão Acadêmico e proficiência nos níveis básico e abaixo do básico na Plataforma do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educaç ão da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).Como estratégia, foi criado um material didático composto por uma sequência didática, desenvolvida especificamente para auxiliar no processo de alfabetizaç ão dos educandos. Durante a verificaç ão desse material didático foram observados aspectos relacionados aos manuseios dos aparelhos eletrônicos, interesse, engajamento e resistência para realização das atividade e comentários durante e após as propostas.

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