A Intercuturalidade Em Sala De Aula No Contexto Linguístico Interativo Online
Aluno:Carlos Eduardo Paula Da Silva
Orientadores: Prof. Dr. Alessandro Jatobá
Descrição: A sociolinguistica considera um conjunto de saberes sobre a língua e seus falantes inseridos ao considerar a língua como objeto para reflexão, esta dissertação tem como objetivo geral avaliar a interculturalidade em sala de aula no contexto linguistico online interativo por meio de uma proposta de intervenção dentro de material pedagógico já existente. Para isso foi utilizado como instrumento a Plataforma Zoom , utilizada no contexto interativo de modo que por meio dá o acesso à internet para maiores possibilidades, mas também a necessidade de uma aprendizagem diferenciada e possa servir de subsídio para a construção de realidades de ensino da língua materna condizentes com a contemporaneidade de modo a contribuir com a formação de cidadãos capazes de interagir no contexto em que estão inseridos . É fundamental que a escola atue no sentido de compensar desigualdades sociais, regionais , viabilizando a interculturalidade em sala de aula. A metodologia empregada foi pesquisa exploratória preliminar com 33 (trinta e três) professores de disciplinas variadas de escolas públicas, com objetivo de identificar as maiores dificuldades no ensino por meio de tecnologia digital, como também de verificar quais dessas dificuldades poderiam ser solucionadas ou minimizadas por meio da aplicação de uma sequência didática com atividades utilizando um recurso digital. Os resultados apontaram que grande parte dos docentes pesquisados entendem que a transmissão de conhecimentos por meio de plataforma digital viabiliza a interculturalidade, uma vez que a variação linguística inata dos alunos perde lugar para o desconhecido, sendo obrigados então, a desconsiderar a sua linguagem própria e comum aos integrantes da sua comunidade. Os docentes entendem sua reaponsabilidade em ensinar a língua materna, considerando todas as normas exigidas, porém não deixar de olhar a para as variações. Para isso, ultilizou-se sequência didática, cujo objetivo foi trabalhar as variedades linguísticas sem preconceito, proporcionando um ensino