A Interculturalidade Numa Escola Bilíngue da Rede Pública Estadual de Ensino No Estado do Rio de Janeiro – O Uso do Aplicativo WhatsApp e Tecnologias Móveis na Aprendizagem da Língua Inglesa
Aluno: Ana Maria Escriche Pinto da Rocha
Orientadores: Regina Célia Pereira de Moraes e André Cotelli
Descrição: O mundo globalizado do século XXI nos conecta, através do uso de ferramentas digitais e de aplicativos móveis e nos proporciona fazer interações em tempo real entre pessoas de diferentes culturas. A presente pesquisa pretende estudar os processos de interculturalidade em língua inglesa decorrentes do uso do aplicativo WhatsApp como ferramenta digital nos dispositivos móveis (smartphone) numa escola pública bilíngue do estado do Rio de Janeiro. Para tal, foram propostas atividades em inglês nas quais o uso do aplicativo WhatsApp se fez presente como fonte propagadora de informações em situações sociointeracionais e em contextos reais de uso da língua inglesa. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação. Para geração de dados, utilizou-se um questionário. Esse questionário contém três perguntas abertas e foi aplicado em uma amostra de seis alunos voluntários da turma. Os dados foram avaliados qualitativamente para a constatação dos resultados da pesquisa. Tal estudo poderá gerar subsídios para futuros estudos e futuras ações poderão ser tomadas no que se refere ao desenvolvimento de processos de formação de interculturalidade na aprendizagem da língua inglesa. Como forma de divulgar a metodologia empregada na pesquisa e os estudos feitos sobre o tema, o produto final desta pesquisa foi a criação de um e-Book.