A Interação Entre As Famílias E A Escola Por Meio De Mídias Digitais: O Caso Da Escola Municipal Paulo Renato Souza
Aluno: Igaro Guimaraes Gouveia
Orientadores: Profª. Ana Paula Legey de Siqueira, D.Sc. ; e Prof. Antônio Carlos de Abreu Mól, D.Sc.
Descrição: Este projeto de pesquisa surgiu a partir de um problema que atinge boa parte das escolas públicas brasileiras: a falta de interação entre as famílias e a escola, impactando no desempenho escolar dos alunos. Com o objetivo de promover uma maior aproximação entre esses dois atores, que são fundamentais para o processo educacional, foram experimentadas duas mídias digitais já difundidas mundialmente, além de um aplicativo de smartphones, desenvolvido exclusivamente para atender às famílias, numa tentativa de ampliar o diálogo e aproximá-las do cotidiano escolar. Após um período de ampla divulgação das ferramentas tecnológicas utilizadas pela escola e de dedicação ao atendimento e feedback das demandas pedagógicas e admnistrativas, foi feita, junto às famílias, uma avaliação, por meio de roda de conversa e de entrevista semiestruturada, sobre os impactos dessas mídias e se elas contribuem para o aumento do desempenho escolar dos alunos. Os resultados mostraram que as mídias digitais podem aproximar as famílias da escola, além de contribuir para uma melhoria da aprendizagem dos discentes.