A Importância do Desenvolvimento da Consciência Fonológica no Processo de Aquisição de Leitura e Escrita na Alfabetização: Utilização de Uma Sequência Didática Permeada Por Tecnologias Digitais Como Proposta Pedagógica
Aluna: Elaine Aparecida Chagas Da Silva
Orientadores: Profª. M. Sc. Sheila da Silva Ferreira Arantes e Prof. Dsc. Antônio Carlos de Abreu Mól
Descrição: A presente pesquisa propõe uma discussão e análise da importância do desenvolvimento da consciência fonológica no processo de aquisição da leitura e escrita na alfabetização, e como a utilização dos recursos tecnológicos digitais podem contribuir para o processo de ensino aprendizagem, de forma mais eficaz e significativa, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Diante disso, faz-se necessário um estudo sobre o desenvolvimento da consciência fonológica, suas contribuições para as crianças no ciclo de alfabetização. No primeiro momento, se faz necessário conceituar e contextualizar sobre aprendizagem significativa, alfabetização e letramento e consciência fonológica. No segundo momento, elabora-se uma sequência didática com foco na alfabetização e letramento, utilizando recursos tecnológicos, abordando a estimulação ao desenvolvimento da consciência fonológica e o processo da construção da escrita e da leitura. Por último, realiza-se a análise e a avaliação da sequência didática elaborada, junto aos docentes, por meio de coleta de dados mediante a análise de um questionário. Os resultados obtidos demonstraram que a sequência didática mostrou eficiência e eficácia, onde os avaliadores, docentes da rede pública e privada, não observasse qualquer aspecto relevante que impossibilitasse a utilização dessa sequência didática em espaços escolares. Além de sugerir essa sequência didática como metodologia facilitadora para o desenvolvimento das habilidades de consciência fonológica, tornando-se um ótimo recurso para o desenvolvimento dessas habilidades e para o desenvolvimento da aquisição da escrita e da leitura. Assim, nesta pesquisa, buscou-se favorecer, aos discentes dos primeiros anos do Ensino Fundamental, do ciclo de alfabetização, o desenvolvimento das habilidades fonológicas básicas mediante a utilização de uma sequência didática permeada pelas novas tecnologias digitais.
