Menu fechado

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS


Aluno(a): Natalia Ferreira Dos Santos

Orientadores: Sheila Arantes e Ana Paula Legey

Data de defesa: 22/08/2023

Descrição: 

A presente pesquisa surgiu de uma inquietação da pesquisadora, enquanto professora de Educação Infantil observou na prática o quanto o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação é mal utilizada, não explorando seu potencial pedagógico. Com isso o problema apontado foi a falta de formação dos professores de Educação Infantil para o uso de TDICs na Educação Infantil como recurso facilitador da prática pedagógica. O objetivo principal da pesquisa seria promover a inclusão e o desenvolvimento infantil por meio do uso das tecnologias digitais na prática pedagógica da educação infantil, através de uma formação continuada que capacite os professores a elaborarem e aplicarem sequências didáticas gamificadas utilizando TDICs. O trabalho intitulado “A importância da formação de professores no uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação Infantil: perspectivas e desafios’, trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, tendo em vista que visa trazer a luz o problema em questão através de uma revisão bibliográfica de artigos sobre a temática. Ainda sobre o desenho da pesquisa a mesma se encaixa como uma pesquisa-ação, uma vez que objetiva a resolução de problemas coletivos. Ao longo da pesquisa foram criados alguns produtos como uma sequência didática, permeada por tecnologia digital para a aplicação sistematizada de conteúdos através desses recursos, um ebook afim de instrumentalizar os professores no aprendizado do uso de TDICs na Educação Infantil e uma capacitação baseada nos produtos anteriores que visava capacitar esses profissionais para a aplicação desses recursos apresentados em suas salas de aula. Com o intuito de avaliar o impacto dos produtos juntos aos profissionais envolvidos (20 professores de Educação Infantil), foi aplicado um questionário através do Google Forms, cujo o resultado evidenciou que a maioria dos profissionais desconheciam ou não possuíam habilidade para utilizar TDICs com cunho pedagógico em prol do processo de ensino-aprendizagem, o que justifica a necessidade de formações na área, além de apresentarem outras fragilidades.

EnglishPortuguês