A Humanização na Educação a Distância Com O Uso Das Tecnologias Digitais Nos Contextos Socioemocionais e Socioconstrutivistas
Aluna: Daniele Cristine Novaes Sucena De Almeida
Orientadores: Prof. Dr. Alessandro Jatobá e Prof. Dr. Paulo Vitor Rodrigues de Carvalho
Descrição: A Educação a Distância no Brasil vem passando por grandes transformações e crescimento nos últimos anos, mas o número de abandonos dos cursos e trancamentos de matrícula também cresce a cada dia. Segundo os órgãos competentes, o índice de evasão é de 50% e esses dados são preocupantes, mesmo que o número de matriculados seja maior do que o de trancamentos. O distanciamento físico entre alunos e professores é uma das causas que está fortemente associada à falta de engajamento, empatia e interação nos ambientes virtuais. Estudos apontam quais os problemas endógenos encontrados nos ambientes virtuais que causam a insatisfação entre alunos e, consequentemente, a evasão, que são: a falta de empatia, de comunicação e interação, uso inadequado da tecnologia, falha na formação dos tutores e outros. A tecnologia não deve ser, de forma alguma, um empecilho para o desenvolvimento afetivo e interacional da sociedade, pelo contrário, deve ser uma aliada. É preciso minimizar o impacto da ausência do contato físico com o uso correto das ferramentas tecnológicas, aproximar pessoas, provocar estímulos na aprendizagem colaborativa, oferecer incentivos, melhorar a empatia e interação por parte dos alunos, professores e tutores, e fazer do ambiente virtual um espaço real, com objetivo de humanizar o ensino, estimulando habilidades socioemocionais e sociointeracionistas para que os alunos se sintam mais acolhidos, motivados e entrosados. Diante desse cenário, foi realizado um estudo com o objetivo de humanizar a educação a distância através do uso das tecnologias digitais, com base nas teorias socioconstrutivistas e socioemocionais e com a justificativa de aumentar a satisfação entre os alunos e, consequentemente, melhorar a qualidade do curso. A metodologia da pesquisa utilizada foi qualitativa, que tem a finalidade de buscar a qualidade da informação, uma vez que o texto versa sobre a humanização, e não há formas de quantificar as emoções humanas… A fundamentação teórica de Vygotsky e Wallon contribuíram para o desenvolvimento desse trabalho e na leitura de publicações recentes sobre a referida temática. Foram aplicadas técnicas nos processos de ensino e aprendizagem, com estratégias pedagógicas e tecnológicas, para alunos de uma turma, de um curso na modalidade a distância, de uma instituição de ensino de nível superior e que tiveram seus nomes preservados. Através dos resultados obtidos, à luz do nível de satisfação, por meio do questionário aplicado ao final do curso, constata-se a aceitação e aprovação entre os entrevistados.